pub

Potenciar as empresas

Uma estreita relação com o meio empresarial e a aposta em docentes cada vez mais qualificados são os argumentos de sucesso do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas (ISTEC) para José António Carriço, director da instituição de ensino superior. «Queremos ser reconhecidos como uma instituição de ensino superior que prepara os seus alunos e colabora com as empresas. Temos de estar cientes que os nossos alunos são o presente e futuro das empresas. Como tal, não nos podemos focar apenas num deles. Se estivermos a preparar os nossos alunos para algo que não seja a realidade actual, vamos acabar por não prestar uma boa preparação aos mesmos e acabamos por não conseguir colmatar as necessidades das empresas. Temos de estar atentos a esta situação para que possamos ser tão bons a preparar os alunos como a colocar no mercado profissionais mais bem preparados para as empresas», ressalva o director. Partilhando que no ano passado o ISTEC começou a organizar Feiras de Emprego para que as empresas tenham oportunidade de conhecer os alunos e vice-versa.

TECNOLOGIA NO CORAÇÃO

«A tecnologia de Informação trata-se de uma área que se revela um motor de desenvolvimento nas economias mais avançadas. Deste modo, procuramos potenciar o desenvolvimento tecnológico e a inovação das empresas e organizações através da qualificação/requalificação avançada dos seus quadros e agentes», comenta. São necessários cada vez mais conhecimentos profundos de várias áreas. É por isso que a relação do Instituto com o tecido empresarial tem estreitado. Aliás, é deste modo, que José António Carriço diz conseguir estar a par das necessidades actuais e preparar os alunos para as mesmas. Com uma oferta formativa especializada e abrangente em Tecnologias. «É cada vez mais necessário um conhecimento aprofundado sobre a matéria. Por isso, desenvolvemos a pós-graduação em Virtualização Cloud Computing e a de Realidade Virtual», vai contando, enquanto detalha as duas novidades que estão a ser preparadas: a Academia Palo Alto e o mestrado em Informática.

«A Palo Alto Networks fez, em Junho, o primeiro curso para instrutores de topo de Network Cybersecurity e, desse curso saíram seis diplomados, dois dos quais do ISTEC que são também os primeiros da UE. E dispõe de um laboratório de investigação avançada com a mais recente tecnologia. Já o mestrado em Informática tem dois ramos distintos: Dispositivos Móveis e Multimédia; Computação e Nuvem tem como finalidade construir e aprofundar conhecimentos em áreas emergentes dentro da Informática e da Multimédia.» Neste sentido, faz parte dos objectivos do ciclo de estudos do ISTEC o desenvolvimento e aprofundamento de competências em sistemas computacionais e de informação numa perspectiva de inovação e investigação orientada, bem como contribuir para a promoção de competências digitais avançadas com metodologias de aprendizagem activas aplicadas ao desenvolvimento de software de projectos tecnológicos nas áreas da informática e da multimédia.

pub

Comentários
Loading...