39 reclamações por dia. Queixas com compras online disparam 155% até novembro

Consumidores estão a apresentar uma média de 39 reclamações por dia

Sónia Bexiga

Desde 1 de janeiro de 2020, ao Portal da Queixa chegaram 12.559 reclamações relacionadas com compras online, um crescimento de 155% face ao período homólogo, onde foram registadas apenas 4924. Os consumidores estão a apresentar uma média de 39 queixas por dia.

Em dia de Black Friday, e numa altura em que as compras online dominam a forma de consumo dos portugueses, o Portal revelou o volume de reclamações geradas pelo comércio eletrónico desde o início do ano.

Em 2019, 23% das queixas relacionadas com a Black Friday estavam relacionada com burlas. Atento a esta realidade, o Portal da Queixa – enquanto comunidade online de consumidores e marcas -, entendeu ter o dever de contribuir para o aumento da literacia digital dos consumidores em Portugal, com o propósito de mitigar ao máximo os casos de burla e fraude. Assim nasce a campanha: #NãoSejasPatoque conta com a participação do OLX, MB Way, Worten, CTT, KuantoKusta e euPago.

Com esta iniciativa – que é um movimento cívico nacional -, pretende ajudar os consumidores portugueses a identificarem os perigos online para poderem efetuar as suas compras em maior segurança, sabendo como evitar as burlas e os esquemas enganosos.

“O aumento da procura através dos canais digitais, por parte dos consumidores portugueses, é uma tendência que veio para ficar, criando pressão sobre as marcas ao exigirem a digitalização da grande maioria dos seus serviços. Esta nova realidade, veio potenciar os perigos que se escondem nas compras online”, alerta Pedro Lourenço, CEO & Founder do Portal da Queixa e da Consumers Trust.

Continue a ler após a publicidade

Para combater este problema, “lançámos, recentemente, um movimento cívico nacional – #NãoSejasPato – que conta a participação do OLX, MB WAY, Worten, CTT, KuantoKusta e euPago, e que tem como objetivo aumentar a literacia digital junto dos consumidores portugueses, educando a sociedade de consumo para não cair em esquemas de fraude e burlas online”, explica ainda o responsável.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.