O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos registou queda homóloga de 4,8% no primeiro trimestre deste ano, resultado pior que o recuo de 4% projetado pelos analistas consultados pela Bloomberg.
Este foi o pior desempenho da economia americana desde 2008, durante a crise financeira, confirmando o forte impacto da pandemia na economia. Um grave surto que levou mesmo, e apesar de toda a polémica política, a fechar estabelecimentos e parar a atividade de grande parte dos negócios.
Esta também foi a primeira queda do PIB dos EUA desde o recuo de 1,1% no primeiro trimestre de 2014.
Alguns analistas já apontam para uma recessão no país, apesar de a definição técnica para isso ser dois trimestres seguidos de contração da economia. No quarto trimestre de 2019, o PIB teve alta de 2,1%.
Esta projeção baseia-se nos números do primeiro trimestre incluem apenas algumas semanas da paralisação económica provocada pelo coronavírus e, mesmo assim, podem ainda estar abaixo do resultado real.
Em 2008, por exemplo, o primeiro resultado do quarto trimestre marcou queda de 3,8%, mas depois foi revisto para um recuo duas vezes pior.














