Comer alimentos ultraprocessados por mais de 20% da sua ingestão diária de calorias todos os dias pode colocá-lo no caminho do declínio cognitivo, revelou esta 2ª feira um novo estudo – sopas pré-embaladas, molhos, pizza e refeições prontas não são boas para a nossa saúde, tais como cachorros-quentes, salsichas, hambúrgueres, batatas fritas, refrigerantes, biscoitos, bolos ou doces, para citar apenas alguns.
Já diversos estudos descobriram que podem aumentar o nosso risco de obesidade, problemas cardíacos e circulatórios, diabetes e cancro: podem até encurtar as nossas vidas. e câncer. No entanto, um novo estudo revelou que comer mais alimentos ultraprocessados pode contribuir para o declínio cognitivo geral, incluindo as áreas do cérebro envolvidas no funcionamento executivo – a capacidade de processar informações e tomar decisões.
De facto, homens e mulheres que comeram uma maioria dos alimentos ultraprocessados tiveram uma taxa 28% mais rápida de declínio cognitivo global e uma taxa 25% mais rápida de declínio das funções executivas em comparação com pessoas que comeram a menor quantidade de alimentos excessivamente processados, descobriu o estudo. “Embora precisem de mais estudos, os novos resultados são bastante convincentes e enfatizam o papel crítico da nutrição adequada na preservação e promoção da saúde do cérebro e na redução do risco de doenças cerebrais à medida que envelhecemos”, explicou Rudy Tanzi, professor de neurologia da Harvard Medical School e diretor da unidade de pesquisa em genética e envelhecimento do Massachusetts General Hospital, em Boston, nos Estados Unidos.
“Geralmente são muito ricos em açúcar, sal e e gordura, que promovem inflamação sistémica, talvez a maior ameaça ao envelhecimento saudável do corpo e do cérebro. Mas, como são convenientes como uma refeição rápida, também substituem a ingestão de alimentos ricos em fibras vegetais, importantes para manter a saúde e o equilíbrio dos milhares de milhões de bactérias no seu microbioma intestinal”, acrescentou, “o que é particularmente importante para a saúde do cérebro e reduzindo o risco de doenças cerebrais relacionadas à idade, como a doença de Alzheimer”.
O estudo, apresentado esta 2ª feira na Conferência Internacional da Alzheimer’s Association 2022 em San Diego, nos Estados Unidos, acompanhou mais de 10 mil brasileiros durante 10 anos. Foram realizados testes cognitivos, que incluíram evocação imediata e tardia de palavras, reconhecimento de palavras e fluência verbal, no início e no final do estudo.
“As pessoas que consumiram mais de 20% das calorias diárias de alimentos processados tiveram um declínio 28% mais rápido na cognição global e um declínio 25% mais rápido no funcionamento executivo em comparação com as pessoas que comiam menos de 20%”, frisou a coautora do estudo Natalia Gonçalves, investigadora do departamento de patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Para uma pessoa que come 2 mil calorias por dia, 20% equivalem a 400 ou mais calorias – para comparação, um pequeno pedido de batatas fritas e cheeseburger regular do McDonald’s contém um total de 530 calorias.













