The Lisbon MBA Católica | Nova

The Lisbon MBA Católica | Nova, é uma joint venture reconhecida internacionalmente entre duas escolas de negócios de topo na Europa, Católica-Lisboa e Nova SBE, em parceria com a prestigiada MIT Sloan School of Management.

Está desde 2013 entre os 100 melhores MBA do Mundo, de acordo com o ranking do Financial Times (referência no sector), sendo o único programa português a constar neste ranking. É também, pelo terceiro ano consecutivo, o número 1 no Mundo em International Course Experience, sendo a única instituição da Europa que oferece um programa de imersão no MIT Sloan, considerado o sexto melhor MBA do Mundo.

«No The Lisbon MBA Católica | Nova, temos o compromisso de desenvolver todo o potencial dos nossos alunos, tornando-os líderes globais, capazes de inspirar e fortalecer as suas equipas e organizações, através de uma experiência de aprendizagem única, num contexto internacional e empreendedor, que lhes permita ter um impacto positivo e contribuir para uma sociedade melhor», diz Maria José Amich, directora executiva do The Lisbon MBA. Esta formação oferece dois programas distintos – o International full-time MBA e o Executive MBA.

O International full-time MBA é um programa intensivo de 12 meses, para profissionais de alto potencial (experiência de trabalho em período integral: mínimo de três anos, média de oito) que pretendem melhorar ou mudar as suas carreiras, concentrando-se exclusivamente numa experiência transformacional. O Executive MBA é um programa part-time de 21 meses, com foco no desenvolvimento de competências de gestão e liderança para gerir e apoiar a transformação positiva das organizações, destinado a profissionais bem-sucedidos, com um mínimo de cinco anos de experiência profissional, que desejam melhorar ou mudar de carreira, com um mínimo de interrupção da vida profissional e familiar.

O The Lisbon MBA pretende continuar a consolidar a proposta de valor única e distintiva e trabalhar com todos os stakeholders, alumni, faculty, comunidade empresarial e parceiros, fomentando relações duradouras e sustentáveis, para reforçar o seu posicionamento de excelência.

«Pretendemos ainda reforçar a capacidade de formar líderes globais, estabelecendo novas parcerias com escolas de negócio, para fomentar iniciativas como os International Labs, nos quais os alunos têm a opção de realizar projectos de consultoria de negócio na Ásia e na América Latina, assim como programas de exchange com outros MBA de topo no Mundo», acrescenta.

Os alunos são ainda preparados para liderar com sucesso os desafios da transformação digital cada vez mais presente no contexto empresarial, através da formação em disciplinas optativas como Leading Digital Business Transformation, Digital Strategy and Analytics, Digital Marketing Strategies, Business Analytics and AI, entre outras.

PROGRAMA DE IMERSÃO NO MIT SLOAN

Os alunos têm a oportunidade de experienciar todo o ecossistema do MIT Sloan (posicionado no ranking do FT de 2020 como o sexto melhor MBA do Mundo), aprendendo com os professores com research internacionalmente reconhecido em empreendedorismo e inovação, tendo uma experiência educativa baseada no lema “mens et manus”. Durante um mês (os alunos do Internacional full-time MBA) e uma intensa semana (os alunos do Executive MBA), em Boston, adquirem as ferramentas, framework e metodologias para desenvolverem as competências que lhes irão permitir tornarem-se agentes motores de inovação nas suas organizações. Há uma componente prática muito forte, através de casos, projectos de trabalho em equipa, contacto com empreendedores, complementado por visitas a start ups, incubadoras e centros de investigação.

Os alunos tornam-se parte da família MIT, e ao concluir o The Lisbon MBA, integram o Affiliate Status of the MIT Sloan Alumni Association, o que dá acesso a uma rede global de networking e a possibilidade de participar numa multiplicidade de eventos de alumni à escala mundial.

INTERNACIONAL

Os alunos de MBA precisam de compreender como trabalhar num ambiente multicultural.

Viverem esta experiência formativa de forma enriquecedora vai permitir que desenvolvam competências como flexibilidade, capacidade de adaptação, conhecimento sobre outros estilos de vida, com diferentes perspectivas e formas de olhar o Mundo, que os prepara para carreiras globais e para competir com sucesso em qualquer contexto empresarial. A presença de alunos internacionais nos programas do The Lisbon MBA tem vindo sempre a ser reforçada nos últimos anos.

Actualmente, a turma do full-time tem 62% de alunos internacionais, 18 nacionalidades diferentes, provenientes dos cinco continentes. Já no programa Executive MBA o número também tem vindo a crescer, tendo atingido a fasquia dos 20% na turma que está a decorrer.

LÍDERANÇA

O The Lisbon MBA abraça o espírito de comunidade e promove contactos e uma rede alargada de estudantes, ex-alunos e professores, através da participação de actividades, workshops e eventos de forma regular. Maria José Amich explica que os programas são actualizados sistematicamente para estarem mais próximos do contexto real das empresas, que estão em constante mudança e que resulta na necessidade de trazer não apenas casos reais para a discussão em aula, mas também testemunhos de líderes que partilhem a sua forma de gerir nestes tempos VUCA (voláteis, incertos, complexos e ambíguos) de inspirar, motivar e mobilizar as suas equipas.

«Através dos programas, os alunos podem explorar as vantagens que a agilidade pode trazer às organizações, nomeadamente maior foco no cliente, maior colaboração interna, e reforço da aprendizagem pessoal e organizacional que permite fortalecer as empresas para serem mais flexíveis, rápidas e adaptadas ao novo paradigma organizacional. Formamos gestores que motivados pela paixão intrínseca pelo seu trabalho e critérios de excelência, são uma força de talento imprescindível e catalisadores do desenvolvimento nas organizações agile, para assegurarem o equilíbrio entre estabilidade e dinamismo.»

Ler Mais
pub

Artigos relacionados
Comentários
Loading...