SoftBank pressionada por perdas históricas quer fechar negócio com a Deutsche Telekom

Se as negociações forem bem-sucedidas, a participação da Deutsche Telekom na T-Mobile, que recentemente se fundiu à divisão wireless da Sprint – controlada pela SoftBank – será superior a 50% .

Sónia Bexiga

O gigante tecnológica japonesa SoftBank está em negociações para vender “uma parte significativa” da sua participação de 24% na T-Mobile, com sede nos EUA, ao acionista maioritário, a Deutsche Telekom, segundo noticia o ‘Wall Street Journal’.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

Se as negociações forem bem-sucedidas, a participação da Deutsche Telekom na T-Mobile, que recentemente se fundiu à divisão wireless da Sprint – controlada pela SoftBank – será superior a 50% .

O grupo Softbank não especifica quanto de sua participação de 24% na T-Mobile planeia vender ou quanto poderá ganhar com essa venda, acrescenta a referida publicação.

Ainda assim, o mercado espera que a gigante japonesa tente rentabilizar ao máximo a sua participação na T-Mobile, podendo arrecadar cerca de 41 mil milhões de dólares com a venda destes ativos, conseguindo fortalecer o seu império tecnológico e reduzir a sua dívida.

A concretizar-se, os bloqueios acordados como parte da fusão entre a T-Mobile e a Sprint poderão ser modificados para permitir essa transação, indica o ‘WSJ’.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

Até ao momento, nem o SoftBank nem a Deutsche Telekom comentaram, de acordo com a Reuters.

Perdas históricas
Esta informação é conhecida no mesmo dia em que o Softbank publicou os seus resultados para o ano fiscal de 2019, encerrado em março, tendo registado perdas de 961.576 milhões de ienes (8.293 milhões de euros), naquele que é o seu primeiro resultado negativo em quinze anos e o pior desde a sua fundação em 1981.

O consórcio atribuiu estes resultados, entre outros fatores, ao mau comportamento em alguns dos seus investimentos , como o que fez na empresa americana WeWork , além do impacto da pandemia do coronavírus nas suas operações.

Mesmo assim, o Softbank encerrou o ano fiscal, com lucro líquido de 6,19 trilhões de ienes (53.349 milhões de euros), 1,5% a mais do que o registado no ano anterior.

Jack Ma deixa seu conselho de administração 13 anos depois
A Softbank também anunciou que o empresário chinês Jack Ma, fundador da gigante eletrónica Alibaba, deixará de ser membro do seu conselho de administração, a partir de 25 de junho.

Continue a ler após a publicidade

Jack Ma foi diretor da Softbank durante treze anos. Os ativos da Softbank incluem 25% do capital da Alibaba. Jack Ma deixou a presidência da Alibaba em 10 de setembro de 2019 , aos 55 anos, e foi substituído por Daniel Zhang.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.