Inflação com variação homóloga estimada de -0,2% em novembro

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido de -0,2% em novembro de 2020, valor inferior em 0,1 pontos percentuais ao registado em outubro, segundo a estimativa rápida hoje divulgada pelo INE.

Executive Digest

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido de -0,2% em novembro de 2020, valor inferior em 0,1 pontos percentuais ao registado em outubro, segundo a estimativa rápida hoje divulgada pelo INE.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado também uma variação de -0,2%, o que compara com -0,1% no mês anterior.

A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído para -6,1% (-6,0% no mês anterior), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 3,9% (4,5% em outubro), acrescenta.

Relativamente ao mês anterior, segundo o INE, o IPC terá tido uma variação de -0,3% (em outubro, a variação mensal foi 1,0% e em novembro de 2019 tinha sido -0,1%).

O instituto estima uma variação média nos últimos 12 meses nula, valor inferior em 0,1 pontos percentuais ao registado no mês precedente.

Continue a ler após a publicidade

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de -0,4% (-0,6% no mês anterior), sinaliza.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de outubro serão publicados no próximo dia 14 de dezembro.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.