Os CTT – Correios de Portugal conquistaram o 3.º lugar no ranking mundial de sustentabilidade Sustainability Measurement and Management System (SMMS), promovido pelo IPC – International Post Corporation. A empresa sobe duas posições no ranking de 2024 face ao ano anterior, numa trajetória de melhoria contínua desde o lançamento da iniciativa, em 2019.
Em 2024, os CTT atingiram uma pontuação global de 91%, ultrapassando, pela primeira vez, a meta setorial definida para o grupo de operadores postais — 90% até 2030 — seis anos antes do previsto. Entre os fatores destacados pelo IPC estão a eficiência das entregas e o uso exclusivo de eletricidade proveniente de fontes renováveis.
O desempenho do setor postal a nível global também registou progressos significativos, superando antecipadamente duas das metas estabelecidas para 2030: a eletrificação da frota e a redução da pegada carbónica por encomenda entregue.
O ranking SMMS avalia o cumprimento dos objetivos de sustentabilidade do setor postal, incidindo sobre sete áreas-chave: saúde e segurança, formação, eficiência na utilização de recursos, alterações climáticas, qualidade do ar, economia circular e compras sustentáveis. A iniciativa pretende orientar o setor para práticas mais responsáveis e resilientes até ao final da década.
















