Como é que será o Covid-19 visto do espaço? A NASA está prestes a descobrir

A NASA e outras duas agências espaciais vão unir-se para criar o «Painel de Observação da Terra Covid-19».

Simone Silva

Três das maiores agências espaciais do mundo querem medir a verdadeira escala da pandemia do novo coronavírus e consideram que a melhor forma de o fazer é através do espaço.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

Por esse motivo a NASA, a Agência Espacial Europeia e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão vão unir-se para criar um novo painel espacial que vai ajudar os cientistas a avaliar o impacto da pandemia, bem como a resposta ambiental e económica que deve ser dada, segundo a ‘Fast Company’.

Apesar de por enquanto ainda não existirem muitos detalhes sobre o projecto, a NASA refere que o «Painel de Observação da Terra Covid-19», como é denominado, inclui um conjunto de ferramentas de análise fáceis de usar, que podem servir de recurso para investigadores e para o público em geral. A plataforma vai fornecer dados de satélites, incluindo informações históricas e observações actuais.

«O painel identifica os principais indicadores de mudanças na qualidade do ar e da água, clima, actividade económica e agricultura» afectados pela pandemia, de acordo com um comunicado emitido esta quinta-feira pela NASA.

Toda a inovação científica envolvida na produção do painel promete ser uma adição valiosa ao conjunto de ferramentas já existentes na luta global em desenvolvimento contra a pandemia do novo coronavírus.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

Os representantes das três agências espaciais vão realizar uma conferência de imprensa na próxima quinta-feira, dia 25 de Junho, para esclarecer e dar todos os pormenores sobre a iniciativa.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.