ASCENZA: Garantir alimentos de qualidade

Actualmente, os produtos ASCENZA já chegam a 18 países, distribuídos pela Europa, Brasil, América Central e norte de África, com um portefólio de mais de 90 produtos convencionais e de bio protecção. Em entrevista à Executive Digest, Rui Correia, Central Marketing Director da ASCENZA, explica os principais desafios da empresa para o futuro.

Com uma longa herança de proximidade com os agricultores, a ASCENZA nasceu há mais de 50 anos, em 1965, em Setúbal, Portugal. Como caracterizam a vossa actividade em Portugal?
A ASCENZA é líder de mercado na Península Ibérica e uma referência global no sector da protecção de culturas, no segmento de genéricos diferenciados. Contamos com mais de 50 anos de história a cuidar das Plantas, das Pessoas e do Planeta.
Nascemos em Portugal e é no nosso país, nomeadamente em Setúbal, que mantemos as nossas instalações fabris e laboratórios, o grande motor da nossa empresa. Globalmente somos mais de 600 pessoas, uma equipa multidisciplinar que controla todas as etapas do processo de desenvolvimento de produto, desde a aquisição de matérias-primas, a concepção de soluções (nos nossos 8 laboratórios in-house na unidade industrial em Setúbal), o desenvolvimento do produto, a produção, comercialização e o aconselhamento técnico. Em Portugal, temos escritórios em Setúbal, Lisboa, Torres Vedras, Malveira e Santo Tirso.
Acredito que a compreensão do mercado, dos clientes e das culturas, aliada à proximidade com aqueles que trabalham no campo, e ao nosso know-how, é o que nos tem permitido continuar a crescer e ser, hoje, uma empresa de referência no sector.

Quais as principais soluções/ produtos que gostariam de destacar?
Em 2022, alargámos o nosso portefólio à bio protecção com o lançamento da gama Blexia, um conjunto de produtos biológicos para a protecção das culturas, à base de extractos botânicos e microbiológicos. A Blexia é uma marca inovadora e consciente, preparada para responder aos desafios do futuro. Estes produtos permitem-nos responder às necessidades dos produtores, mas também às exigências de toda a cadeia de valor, mantendo a qualidade e rentabilidade da colheita.
Vamos continuar a trabalhar ao lado dos agricultores para, em conjunto, superarmos os desafios e encontrar soluções eficazes, seguras e ainda mais sustentáveis.

Como se diferenciam as vossas soluções/ produtos face à concorrência?
Disponibilizar novas soluções eficazes off-patent com valor agregado para os nossos clientes, está no centro do que fazemos e é uma das vantagens competitivas da ASCENZA.
O facto de sermos detentores de substâncias activas e formulações na Europa e América do Sul, contribuiu também para uma maior independência nos mercados onde operamos. Ao desenvolvermos e acrescentarmos valor aos produtos off-patent, a par com um serviço técnico personalizado e um portefólio de grande amplitude, faz de nós um parceiro com valor acrescentado para os agricultores.
Acreditamos que um produto diferenciado nasce da grande experiência e capacidade operacional das empresas. Por este motivo, queremos continuar a investir para trazer diferenciação ao mercado.

Como está a correr a vossa expansão internacional?
Actualmente, os produtos ASCENZA já chegam a 18 países, distribuídos pela Europa, Brasil, América Central e Norte de África, com um portefólio de mais de 90 produtos convencionais e de bio protecção. Contamos com escritórios em Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Brasil e México.
Para o futuro, o nosso objectivo é continuar a ampliar a nossa presença nos mercados europeu e da América Latina.

Ao longo da história, quais os vossos principais valores para fomentar uma cultura de Zero-Danos?
Na ASCENZA temos um compromisso claro com a Saúde, a Segurança e o Bem-estar dos nossos colaboradores e parceiros. ‘Safety’ (Segurança) é o primeiro dos nossos valores S.E.E.D.S (Safety, Empowerment, Ethics, Dedication, Striving), que partilhamos com todas as empresas do Grupo Rovensa. Este valor é assegurado por todos os colaboradores. Acreditamos que a Segurança é uma responsabilidade de cada um de nós. Todos nós somos o exemplo através do nosso comportamento seguro.
Com base nesta premissa, desenvolvemos um programa global, dedicado a liderar o caminho para uma cultura de segurança dentro da organização, o programa STAR.
Criado com o objectivo de nos posicionar como uma referência para a saúde e segurança, com uma cultura de Zero-Danos, o STAR tem também como finalidade consolidar a gestão da segurança da Rovensa, com processos baseados em práticas de classe mundial, melhorar o desempenho da nossa segurança através do reforço da cultura de segurança, sem esquecer o foco na redução de riscos e a formação continua aos nossos colaboradores. O STAR pretende ciar uma Equipa Segura na Rovensa (Safe Team at Rovensa).
Para 2025 temos objectivos ambiciosos e estamos a trabalhar para os conquistar.

Qual a importância da inovação e tecnologia na vossa atividade?
A inovação e a tecnologia são cruciais no nosso sector. Estamos em permanente investimento para conseguirmos responder às necessidades dos agricultores, num contexto cada vez mais complexo. Investimos, anualmente, mais de 9% da nossa receita em I&D, incluindo no plano tecnológico, no campo da regulamentação e no desenvolvimento de soluções inovadoras para os agricultores.
Um dos grandes desafios no nosso sector passa por desenvolver soluções sem impacto negativo no ambiente e na saúde humana, tentando encurtar o tempo de desenvolvimento e reduzindo o tempo para chegar ao mercado. Isto, aliado ao actual ambiente regulamentar, que aumenta a incerteza quanto ao futuro de alguns ingredientes activos e co-formulantes. Tendo em consideração este cenário, os produtos que podem combinar diferentes tecnologias de proteção de plantas fazem-nos olhar para as formulações com uma perspectiva completamente diferente, procurando soluções disruptivas capazes de manter ou melhorar a robustez do produto de uma forma mais sustentável.
Actualmente, e a título de exemplo, na ASCENZA estamos a trabalhar com grupos de investigação em universidades e centros de investigação para aumentar o nosso conhecimento interno e ter acesso a soluções inovadoras que podem ser rapidamente aplicadas ao nosso sector.

Na vossa opinião ser agricultor, é atualmente, ainda mais desafiante. Porquê?
Muitas vezes dizemos que nunca foi tão desafiante ser agricultor como nos dias de hoje. É, de facto, do conhecimento de todos os desafios físicos a que a que a agricultura está exposta: uma população mundial crescente, a escassez de recursos naturais, as alterações climáticas profundas, a procura de soluções mais sustentáveis e com menor impacto no planeta e ainda os desafios regulatórios quer na UE quer a um nível global.
Na ASCENZA estamos comprometidos em ajudar os agricultores, respeitando todas as normas do sector. Sabemos que é desafiante esta missão, mas o investimento que fazemos nas áreas regulamentares e técnicas permite-nos ser especialistas na nossa área, e o nosso know-how torna-nos um elemento diferenciador e competitivo nos mercados onde operamos.

Como caracterizam o sector agrícola e agroalimentar em Portugal?
O sector agrícola e agroalimentar é um sector muito dinâmico e sobretudo cada vez mais exportador, o que representa desafios, mas muitas oportunidades para os nossos empresários que têm sabido adaptar-se de forma brilhante. Temos condições edafo-climáticas favoráveis à produção de frutos e hortícolas diferenciados e de elevada qualidade que integram a dieta mediterrânica, custos de produção competitivos, muito investimento estrangeiro e muito importante, uma crescente modernização tecnológica.

A vossa missão é alimentar a população mundial, disponibilizando soluções saudáveis e seguras que permitam uma agricultura equilibrada. De que forma é que esta política de Sustentabilidade está materializada na vossa missão?
Enquanto parte do Grupo Rovensa, a nossa visão para o futuro é um mundo com zero fome, no qual ajudamos a alimentar o planeta dentro dos seus limites. Para cumprir esta visão, procuramos trazer um maior equilíbrio ao clima, à natureza e às pessoas, através dos nossos produtos, enquanto reduzimos o impacto ambiental das nossas operações.
Estamos conscientes das preocupações relacionadas com a segurança alimentar, as alterações climáticas, o uso do solo e a perda de biodiversidade, mas sabemos que com a nossa acção podemos melhorar o equilíbrio agrícola no mundo e contribuir para um futuro mais sustentável para as pessoas e para o planeta. Razão que levou o Grupo Rovensa, que integra a ASCENZA, a definir uma Estratégia de Sustentabilidade 2023 a 2030.
A nossa Estratégia é orientada por quatro pilares de acção assentes no conceito de ‘Equilíbrio’ – Clima, Natureza, Pessoas e Equilíbrio Governamental, que apoiam a nossa visão de sustentabilidade e ambição global, contribuem para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU) e refletem a integração de três dimensões fundamentais ESG – Ambiental, Social e Governação Corporativa – em tudo o que fazemos.

Qual a mais-valia de fazer parte do grupo Rovensa, um player internacional na indústria agrícola, com uma longa história, experiência e conhecimento no setor?
Como parte do Grupo Rovensa, o nosso foco é ajudar os agricultores a produzir mais com menos recursos e garantir aos consumidores o acesso a produtos alimentares de qualidade. Na ASCENZA vamos continuar a trabalhar para ampliar o nosso portefólio, em linha com as tendências e desafios do sector, capitalizando potenciais sinergias com outras companhias do Grupo.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Agricultura”, publicado na edição de Julho (n.º 208) da Executive Digest.

Ler Mais