Num estudo publicado na revista científica ‘Nature’, um grupo de investigadores e astrónomos descobriu um fenómeno invulgar num planeta localizado a mais de 300 anos-luz da Terra, utilizando o Telescópio James Webb da NASA.
O Telescópio Espacial James Webb (JWST) é um observatório espacial internacional liderado pela NASA em colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadiana (CSA). É considerado o telescópio mais potente alguma vez construído e responsável por descobertas importantes na astronomia.
De acordo com os investigadores, dentro do sistema planetário YSES-1, localizado na constelação de Musca, a mais de 300 anos-luz do planeta Terra, existem dois exoplanetas muito jovens, com apenas 16,7 milhões de anos, designados por YSES-1 b e YSES-1 c.
O que estes planetas têm de especial, embora seja em apenas um deles, é que as suas atmosferas contêm nuvens compostas por sílica, o principal componente da areia, o que revolucionou a investigação sobre climas extraterrestres. Esta descoberta representa um novo marco na investigação sobre a formação e composição atmosférica dos exoplanetas e abre novos caminhos para a exploração astronómica.
Estas partículas de sílica permanecem em suspensão na atmosfera, à semelhança da evaporação e condensação da água na Terra. Mas, neste caso, a areia sofre um processo chamado sublimação, pelo qual uma substância passa diretamente do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido.
Esta descoberta não só mostrou que as condições meteorológicas podem variar drasticamente no nosso sistema solar, como também fornece novos conhecimentos sobre os processos que ocorreram nos primeiros tempos do sistema solar e irá melhorar os modelos climáticos e químicos utilizados para interpretar os dados dos exoplanetas.
Estes dois planetas – YSES-1 b e YSES-1 c – são considerados o primeiro sistema multiplanetário a ser fotografado diretamente em torno de uma estrela semelhante ao Sol. A estrela é uma versão bebê do nosso Sol, com apenas 17 milhões de anos. A extrema juventude deste sistema é… pic.twitter.com/drwngZ1iny
— CoinOrbitX (@CoinOrbitX) December 16, 2023














