Programa de IA em português será da responsabilidade da Nova e do Técnico

O governo português anunciou, durante a abertura da Web Summit 2024, o lançamento de um programa de Inteligência Artificial (IA) baseado num modelo de linguagem em larga escala (LLM) em português. Este projeto, que resulta de uma colaboração entre centros de investigação das universidades de Lisboa, como a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Nova e o Instituto Superior Técnico, visa reduzir a dependência de LLM estrangeiros e preservar a representatividade cultural da língua portuguesa.

Segundo o executivo, a principal motivação para o desenvolvimento deste LLM é mitigar os riscos associados à utilização de modelos de IA estrangeiros, como a perda de nuances da língua portuguesa e dificuldades em diferenciar as variantes do idioma, particularmente a variante europeia, revela o ‘Público’.

O governo destacou que este modelo ajudará a preservar as especificidades da língua, história e cultura portuguesa, beneficiando cidadãos, empresas, administração pública e a academia.

Embora os detalhes sobre custos e financiamento ainda não tenham sido revelados, o governo garantiu que o LLM português será uma solução acessível, fácil de usar e disponível para todos.​






Comentários
Loading...