Kamala, tubarões, vacas e janelas, além de gansos: os momentos mais ‘insólitos’ de Trump na campanha

Donald Trump tem sido particularmente ‘criativo’ na campanha eleitoral para a Casa Branca: o ex-presidente, agora o favorito nas sondagens, tem uma longa história de divagações que muitas vezes roçam o absurdo ou o insulto.

De acordo com o jornal espanhol’ El País’, nesta campanha Trump superou-se, particularmente a partir de julho, quando começou a perder terreno para a rival democrata Kamala Harris nas sondagens, o que fez aumentar a agressividade e a fantasia das suas declarações, tarefa que contou com o entusiasmo do seu candidato à vice-presidência, JD Vance. A ‘rábula’ dos imigrantes do Haiti, que comiam cães e gatos em Springfield (Ohio), é uma farsa que Trump continua a defender: ainda esta semana, numa entrevista à ‘Fox News’, recusou-se admitir que era mentira, e acrescentou mesmo outra espécie à lista haitiana. “E os gansos? Todos os gansos desapareceram.”

Muitas dessas declarações, no entanto, são estratégicas. Eis algumas das mais fantásticas:

Vacas

“O meu nome é Ryan. Tenho 6 anos. Moro numa quinta em Massachusetts. Qual é o seu animal de fazenda favorito?”

“Eu amo as vacas. Mas, se Kamala vencer, não haverá mais vacas porque elas não serão permitidas. De acordo com Kamala, que é uma esquerdista lunática radical, não vamos ter mais vacas. Então, se gostas de vacas, tens de expulsá-la.” (Resposta a um telefonema feito por uma criança na ‘Fox News’, 18 de outubro).

“Kamala quer tornar a carne vermelha ilegal. Sabem o que significa? Significa que não haverá mais vacas. Acho que no final ela quer-se ver livre de pessoas.” (Comício a Carolina do Sul, 24 de julho)

Vacas e janelas

“Os democratas querem fazer coisas maravilhosas neste país, como acabar com as vacas e acabar com as janelas dos edifícios. Eles têm planos maravilhosos para este país. A verdade é que são loucos.” (Comício em Nevada, a 12 de outubro)

“Os democratas que demolem os edifícios e os reconstroem com janelas muito pequenas. OK, janelas muito pequenas, com as quais não se pode olhar para fora, não pode ver a luz.” (Entrevista à ‘Fox News’, 3 de outubro)

Mudança de sexo das crianças nas escolas

“Sabe que há alguns lugares… o seu filho vai para a escola de manhã e volta à tarde e eles transformara-no numa menina, sem a permissão dos pais. O que eles fazem? Sem a permissão dos pais, eu disse: “Sabe? Isso é um exagero.” Não. Isso acontece. Há áreas onde isso acontece. Não vamos deixar isso acontecer.” (Entrevista na ‘Fox News’, 21 de outubro)

Tamanho do pénis do jogador de golfe Arnold Palmer

“Arnold Palmer era um homem de verdade. Digo isso com todo o respeito às mulheres. Eu amo mulheres, mas aquele garoto era um homem de verdade. O homem era forte e durão, e não quero dizer isso, mas ele tomou banho com as outras estrelas do golfe e elas saíram a dizer ‘Meu Deus, é incrível’.” (Comício na Pensilvânia, 19 de outubro)

Kamala Harris

“Você tem de dizer a Kamala Harris que não a suporta, que ela é uma vice-presidente de m****. Saia daqui, Kamala.” (Rally na Pensilvânia, 19 de outubro)

“Joe Biden acabou por ter uma deficiência mental. Kamala nasceu assim.” (Comício no Wisconsin, 28 de setembro)

Quem é o presidente dos Estados Unidos?

“Eles perguntaram [ao presidente húngaro, Viktor Orbán] na semana passada: ‘O que acha do presidente Obama? O mundo parece estar a explodir e a implodir…” Ele respondeu: “É muito simples. Deveria renunciar imediatamente e ser substituído pelo presidente Trump, que manteve o mundo seguro.” (Comício de New Hampshire, 11 de novembro de 2023).

“Putin tem tão pouco respeito por Obama que está a começar a falar sobre guerra atómica. O que você ouve. Atómica.” (Comício na Virgínia, 2 de março)

“Tudo isso vem do Irão e Obama não quer falar sobre isso.” (Entrevista na ‘Fox News’, 24 de outubro)

Tubarões

“No que aconteceria se o barco afundasse por causa do peso, e houvesse uma bateria tremendamente poderosa no barco, e a bateria estivesse na água, e houvesse um tubarão a cerca de 10 metros de distância? A propósito, ultimamente tem havido muitos ataques de tubarões. Já viram isso? Muito tubarão…” (Comício em Nevada, 10 de junho).

Ler Mais





Comentários
Loading...