Piloto prevê aterrar avião em Madrid às 18h30

O piloto do avião da Air Canada que está, neste momento, a preparar uma aterragem de emergência no aeroporto Adolfo Suárez Madrid Barajas, na capital espanhola, espera aterrar por volta das 19h30, horas locais, 18h30 em Lisboa, de acordo informação avançada pelo El Mundo.

O mesmo jornal refere que a aterragem será de alto risco, mas possível e «sem problemas maiores», citando fontes ligadas ao aeroporto., sendo que o mais provável é ser espalhado na pista um produto retardador de fogo, esperando que a aeronave aterre em segurança.

O avião em causa, tem cerca de 30 anos, fazendo o seu primeiro voo em Março de 1989 com a companhia Canadian Airlines e, em 1997, passou a operar com a companhia aérea Varig, com a qual passou oito anos. Em Outubro de 2005, começou a ser operado pela Air Canada, onde se encontra actualmente.

De acordo com declarações de Miguel Silveira, piloto da TAP à SIC, a aterragem de um avião nestas situações é treinada “com muita frequência”, mesmo antes da profissionalização. «Este é um dos casos em que não há rigorosamente nenhum computador a ser usado. A fase de aterragem é feita em pilotagem clássica. Não é de facto uma ocorrência que tenha frequência, não é normal, mas ao ao longo do historial da aviação, sendo uma questão mecânica ou hidráulica, continuará a acontecer», justificou o piloto.

Avião sem roda e com 130 passageiros prepara aterragem de emergência em Madrid