Investimento comercial em Portugal está em queda
O investimento comercial em Portugal já ultrapassou, este ano, os 1,5 mil milhões de euros. Contudo, segundo a Worx, nota-se uma desaceleração em relação a 2018, que chegou ao fim com cerca de 3,1 mil milhões de euros. Restam, ainda assim, cerca de dois meses para tornar menos evidente a disparidade entre os dois exercícios.
A Worx estima que 2019 feche com cerca de dois mil milhões de euros em investimento comercial total, tornando evidente o amadurecimento do mercado. Deste valor, perto de 90% tem origem além-fronteiras, com os Estados Unidos da América, Alemanha e França a liderar a lista de países estrangeiros com maior volume de investimento.
A compra do Algarve Shopping e do Albufeira Retail Park pela francesa FREY à Iberia Coop por cerca de 180 milhões de euros foi um dos negócios de destaque no terceiro trimestre deste ano. A venda de um portefólio de imóveis na área logística e industrial por parte da Imofundos à M7 Real Estate também é sublinhada pela Worx, tendo a operação ascendido a aproximadamente 30 milhões de euros.
Olhando para o mercado europeu, os investimentos comerciais superaram os 100 mil milhões de euros, no primeiro semestre do ano. Trata-se de uma quebra de 13% em comparação com o resultado do mesmo período de 2018. Neste caso, registou-se um recuo de 10% na participação do investimento estrangeiro, que não foi além dos 50 mil milhões de euros.