Salários à lupa: Quanto é que ganha, em média, um português?

Em Abril deste ano, a remuneração média mensal em Portugal atingiu um novo valor máximo: 944, 20 euros. Trata-se de um aumento de 2,7% em relação ao mês homólogo de 2018, de acordo com o relatório “Salário Mínimo Nacional – 45 Anos Depois Balanço e Perspetivas Atuais Sobre Emprego e Salários em Portugal”.

Elaborado pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o relatório revela ainda que, no primeiro trimestre deste ano, o emprego registou uma subida de 4,1%, o equivalente a mais 142,5 mil postos de trabalho. No total, mais de 3,6 milhões de pessoas têm remuneração declarada na Segurança Social.

Além disso, o aumento verificado no salário mínimo nacional ao longo dos últimos quatro anos (perto de 19% em termos nominais) traduziu-se numa valorização real do seu valor de cerca de 14%. Entre 2012 e 2014, por outro lado, houve uma desvalorização de 1,6%.

Desde há três anos, assinala-se também que, nas comparações homólogas, se tem vindo a reduzir progressivamente o peso dos trabalhadores com remuneração igual ao salário mínimo nacional no total do emprego criado. Diz o relatório que, nos primeiros quatro meses de 2019, só 7% do crescimento do emprego ficou a dever-se ao aumento do número de trabalhadores com remuneração equivalente ao salário mínimo nacional.

O crescimento do emprego tem ocorrido sobretudo nos escalões de remuneração acima do salário mínimo nacional: o número de trabalhadores com remuneração declarada igual ao salário mínimo chegou aos 755,9 mil em Abril último, o que significa um recuo de 1,6% face ao registado no mesmo mês de 2018 (-12 mil trabalhadores).

O relatório indica ainda que são os trabalhadores que não concluíram o ensino secundário os que estão mais representados no universo de trabalhadores abrangidos pelo salário mínimo nacional. Em sentido inverso, quem tem escolaridade de nível superior tem menor peso no escalão de remuneração correspondente ao salário mínimo.

Ler Mais





Comentários
Loading...