Sabe mesmo usar máscara? Médica infecciologista dá conselhos práticos
Como colocar a máscara? Com que frequência deve ser trocada? Como deve ser descartada? A infecciologista Rosana Richtmanna explicou as regras de etiqueta no que toca ao uso deste equipamento de protecção individual (EPI) à CNN Brasil.
De acordo com Rosana Richtmann, antes de colocar uma máscara deve-se afastar o cabelo, para que facilitar a sua colocação. Tratando-se de uma máscara limpa, o tecido pode ser ajustado à cara, mas, em posteriores utilizações, apenas deve ser manuseada pelos elásticos.
A máscara tem sempre de cobrir o nariz, boca e queixo.
Quanto ao tempo de utilização, depende do tipo de material. As máscaras de tecido reutilizáveis devem ser trocadas a cada duas horas, por exemplo.
A médica explica à CNN Brasil que quanto mais uma pessoa falar, mais rapidamente a máscara fica húmida e deve, por isso, ser trocada com mais frequência.
Não se sabe exactamente quanto tempo é que o vírus sobrevive no tecido. “Por ser um material mais poroso, diria que, no mínimo, permanece umas quatro horas. Mas deve ser mais do que isso”, ressalva.
No momento de trocar a máscara, é importante não tocar no tecido, apenas nos elásticos, já que devemos presumir que tanto a parte exterior como interior podem estar contaminadas. É então recomendando tirar a máscara pelos elásticos que envolvem as orelhas.
No caso das máscaras reutilizáveis, a sugestão para descartar este equipamento de protecção individual, especialmente nos momentos em que não se está em casa, “é usar um envelope de papel”, ou um saco, para guardar a máscara sem que fique em contacto com outros objectos.
No caso das máscaras descartáveis, como as cirúrgicas, se não se encontrar perto de um caixote do lixo, a sugestão da infecciologista é a mesma: guardar num saco, isolada, para depois descartar.
A lavagem das reutilizáveis, ou sociais, pode ser feita com água e sabão ou detergente. Depois de lavada, é só esperar que seque. A médica recomenda, ainda, o uso de ferro de passar, já que a alta temperatura poderá inactivar o vírus.