O coronavírus pode infectar a mesma pessoa duas vezes? A pergunta que intriga cientistas

Com os cientistas ainda sem terem certezas se as pessoas podem contrair a infeção por Covid-19 mais do que uma vez, está por determinar se ficam imunes após a primeira infeção.

Sónia Bexiga

Um médico em Israel foi diagnosticado com Covid-19 duas vezes, com meses de intervalo e após testes negativos entre as duas recolhas, noticia o ‘Daily Mail’.

Este profissional de Saúde, que trabalha no Sheba Medical Center, na cidade de Ramat Gan, seis quilómetros a leste de Tel Aviv, chegou a ser considerado totalmente recuperado do primeiro ataque do novo coronavírus .

A sua história faz-se de um primeiro teste positivo em abril, sendo que viria a recuperar desta doença que já infetou cerca de 55 mil pessoas em Israel, sendo que viria a testar negativo duas vezes com os testes realizados em maio e junho.

Porém já no decorrer deste mês de julho, depois de entrar em contacto com um paciente infetado, o médico testou positivo para Covid-19 novamente.

Este caso é uma das possíveis ‘reinfeções’ que levantam questões sobre a imunidade que os infetados desenvolvem após contrair o novo coronavírus, deixando em aberto se podem adoecer mais do que uma vez.

Continue a ler após a publicidade

Até ao momento, não houve casos cientificamente comprovados de alguém que contraiu o vírus duas vezes, sendo que os especialistas tendem a culpar, e a justificar este tipo de situações, com resultados imprecisos dos testes ou com doenças prolongadas. Alguns especialistas defendem mesmo que não é incomum que partes de vírus continuem a circular mesmo após a recuperação.

Contudo, a comunidade científica tem frisado que a evolução do vírus sugere que as pessoas que já contraíram a Covid-19 desenvolve um nível de imunidade que deverá ser, pelo menos, temporário.

Segundo o professor Gabriel Izbicki, do Centro Médico Shaare Zedek de Jerusalém, considerando que muitas vezes é “assustador” o tempo que as pessoas demoram a lidar com a doença, admite, em declarações ao ‘Times of Israel’ que “mais da metade dos pacientes, semanas após o teste negativo, ainda estão sintomáticos”.

Continue a ler após a publicidade

Com os cientistas ainda sem terem certezas se as pessoas podem contrair a infeção por Covid-19 mais do que uma vez, está por determinar se ficam imunes após a primeira infeção.

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.