Esta empresa avisa quando é hora de desligar. Quando termina o turno, o sistema encerra-se automaticamente

A SoftGrid é uma tecnológica de origem indiana que avisa os trabalhadores 10 minutos antes do fim do seu turno para terminarem o seu trabalho. Na hora em que o turno acaba, o computador encerra-se automaticamente e não dá qualquer possibilidade de continuar a trabalhar.

A notícia foi avançada pelo canal britânico BBC, que partilhou a mensagem que aparece nos computadores dos trabalhadores desta empresa. “O seu turno acabou. O sistema de trabalho vai desligar-se em 10 minutos. Por favor vá para casa”, aparece.

Os avisos aparecem 10 minutos antes das 19h00, hora em que os sistemas são mesmo encerrados definitivamente por forma a fazer os funcionários cumprir o horário e sair a tempo.

Em declarações ao canal britânico, a CEO e co-fundadora da SoftGrid, Shweta Shukla, sublinha que esta mensagem que aparece faz parte dos esforços da empresa para ajudar os funcionários a terem um melhor equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.

“A pandemia da Covid-19 desequilibrou os nossos dias de trabalho e começámos a trabalhar longas horas. Estava a lutar para arranjar tempo para o meu filho”, sublinhou a CEO, referindo que outros responsáveis da empresa estavam confrontados com o mesmo desafio e por isso esta foi a solução encontrada.

A notificação que força os funcionários a desligar foi instalada há cerca de seis meses em todos os computadores da empresa. “Fizemos isso num fim de semana, porque queríamos que fosse surpresa. Quando o pop-up apareceu pela primeira vez nos computadores, muitos funcionários pensaram que era uma partida ou que alguém tinha hackeado o computador”, referiu Shweta Shukla, sublinhado que acabou por surtir o resultado pretendido.

Esta empresa é bastante pequena, considerando que tem apenas 40 funcionários, mas esta técnica inovadora já se tornou popular depois de um post na rede social LinkedIn da colaboradora Tanvi Khandelwal. “Não há mais chamadas nem e-mails fora do horário de trabalho. Não é fantástico?”, escreveu, numa publicação com 12.543 partilhas.

 

Volume de negócios do setor empresarial português cresce 15,9% em 2021

Ler Mais