Guterres em Bruxelas para discutir guerras da Ucrânia e do Médio Oriente com líderes da UE

António Guterres participará presencialmente no início dos trabalhos, a 21 de março, num almoço com os chefes de Governo e de Estado dos 27 Estados-membros da UE no primeiro de dois dias do Conselho Europeu regular

Executive Digest com Lusa

O secretário-geral da ONU, António Guterres, estará em Bruxelas, no final de março, para participar na cimeira europeia e discutir com os líderes da União Europeia (UE) a guerra na Ucrânia e o conflito entre Israel e o Hamas.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

A informação foi hoje avançada à agência Lusa por várias fontes europeias, que indicaram que António Guterres participará presencialmente no início dos trabalhos, a 21 de março, num almoço com os chefes de Governo e de Estado dos 27 Estados-membros da UE no primeiro de dois dias do Conselho Europeu regular.

“Ele foi convidado, de facto, porque esta é a altura certa para termos uma discussão conjunta sobre o Médio Oriente e a Ucrânia”, referiu à Lusa um diplomata europeu.

Outra fonte europeia indicou que o convite foi feito pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

De acordo com estes funcionários europeus ouvidos pela Lusa, o Conselho Europeu de março (que se realiza a 21 e 22 de março) vai centrar-se na área dos negócios estrangeiros, principalmente sobre a guerra na Ucrânia, quando se assinalam dois anos da invasão russa, no final deste mês de fevereiro.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

Porém, uma discussão mais complexa será focada na região do Médio Oriente, pelo intensificar do conflito entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas e dadas as diferentes posições entre os 27 líderes da UE.

A ideia é, ainda assim, “chegar a novas conclusões” sobre o Médio Oriente, segundo um funcionário europeu, que admitiu porém tratar-se de um “osso duro de roer”.

Relativamente à guerra da Ucrânia, a discussão nessa cimeira europeia irá incidir sobre as sanções da UE à Rússia, os bens russos congelados, o apoio financeiro e militar a Kiev e a eventual adesão do país ao bloco comunitário, adiantou a mesma fonte.

Para abril, está marcado um outro Conselho Europeu para a 17 e 18 desse mês, dessa vez em formato informal, que se realiza em Bruxelas pela presidência semestral belga do Conselho da UE e que será dedicado a questões sobre o mercado interno e competitividade.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.