O impacto da Inteligência Artificial (IA) tem vindo a ser amplamente abordado, especialmente no que toca ao contexto laboral. Contudo, as suas capacidades podem ir muito além do trabalho, em áreas também centrais, como a saúde ou os hobbies.
“A IA tem um enorme potencial que vai muito além das tarefas diárias que realizamos. Na verdade, esta ferramenta tem a capacidade de melhorar também a nossa vida pessoal, servindo como um amigo superinteligente sempre pronto a ajudar. Para tal, só precisamos de aprender a interagir com ele”, explica Christian Moser, líder e especialista em IA na Zühlke.
Neste sentido, a Zühlke, prestadora de serviços tecnológicos com escritório no Porto, partilha cinco funcionalidades únicas da IA no dia a dia:
Co-criação criativa: A IA é capaz de ajudar a transformar pensamentos soltos em conceitos concretos e estruturados. Ferramentas como o ChatGPT permitem realizar brainstormings em segundos, seja para encontrar o título certo para uma apresentação, gerar ideias para um novo projeto ou até para responder a uma mensagem. A IA tem esta capacidade de sugerir, refinar e até questionar em segundos, tal como um amigo, mas que não sofre bloqueios criativos.
Apoio do bem-estar: Atualmente, dispositivos como smartwatches que recorrem à IA conseguem analisar padrões fisiológicos e alertar para possíveis alterações na saúde e bem-estar. A IA interpreta os dados – desde batimentos cardíacos até padrões de sono – e é capaz de perceber se estamos a recuperar bem, a treinar de forma eficaz ou até a ficar doentes. Esta é uma abordagem preventiva, personalizada e discreta, que permite monitorizar e tomar decisões mais informadas no que toca à saúde.
Manter a concentração e produtividade: Com a quantidade de informação disponível atualmente, a IA ajuda a filtrar o que importa. Seja para entender um relatório técnico ou um resumo académico, através de um bom prompt, a IA consegue gerar um resumo com os pontos-chave, adaptado ao nível de conhecimento ou área de interesse. Além disso, é também capaz de comparar fontes, simplificar conceitos e até traduzir linguagem técnica para algo mais acessível. É como ter um tradutor, curador e explicador ao mesmo tempo.
Desenvolvimento pessoal: A IA permite simular cenários, gerar alternativas e até prever consequências de uma determinada situação. Seja no trabalho ou na vida pessoal, ferramentas como Claude, ChatGPT ou o Copilot funcionam como consultores rápidos, disponíveis 24/7, que oferecem respostas contextuais e soluções inesperadas que podem, muitas vezes, ser úteis para resolver dilemas.
Aprendizagem contínua: Através da IA é também possível aprender mais sobre qualquer área de interesse. Ao pedir explicações, exercícios, simulações ou até planos de estudo personalizados, esta ferramenta esclarece quaisquer dúvidas, estimulando a aprendizagem contínua e o desenvolvimento de novas competências. É, assim, um apoio ideal para quem quer mudar de área ou simplesmente aprender por curiosidade.













