BrainRocket: O futuro aterrou em Lisboa

Apresentam-se como um hub de inovação. Iniciaram o seu trajecto no Chipre, passaram por Malta e chegaram, no ano passado, a Portugal, ao que apelidam ser o “Portuguese Silicon Valley” — Lagoas Park, em Oeiras. Actualmente, a empresa conta com mais de 100 produtos, mais de 1000 colaboradores e mais de 30 nacionalidades nos seus escritórios. Dizem-se jovens, ambiciosos e imparáveis, reflectindo um espírito dinâmico e orientado para a inovação.

Georgiy Makarov, Head do escritório de Portugal e Business Development Manager explica que a BrainRocket é um fornecedor de serviços que se diferencia pelas suas soluções avançadas de tecnologia e corporativas. «Ao contrário de empresas que apenas prestam serviços de IT para terceiros, a BrainRocket trabalha internamente no desenvolvimento das suas próprias plataformas e aplicações, garantindo um controlo total sobre a qualidade e inovação dos seus produtos», adianta.

A empresa, que já trabalha com diversos clientes há bastante tempo, iniciou as suas operações no Chipre, um dos seus primeiros mercados internacionais, onde construiu uma base sólida e um ecossistema tecnológico eficiente. Logo a seguir, marcou presença em Sófia e Malta, antes de expandir para novas regiões e, no início de 2024, decidiu apostar em Portugal como um dos seus principais centros de operações na Europa.

PORQUÊ PORTUGAL?

A escolha de Portugal para a abertura dos novos escritórios da BrainRocket foi estratégica. «Primeiro, Portugal já possuía um ecossistema tecnológico em crescimento, com uma comunidade vibrante de profissionais de IT e um número crescente de startups e hubs de inovação», refere Georgiy Makarov, acrescentando que Portugal oferecia também outras condições importantes para as empresas que pretendem implementar-se e que apostam na relocation. «O país oferece um excelente equilíbrio entre custo de vida e qualidade de infra-estruturas, tornando-se atractivo para empresas que desejam expandir as suas operações», ressalvou, acrescentando que queriam um lugar onde fosse fácil relocalizar pessoas e recrutar localmente.

Além do clima e da gastronomia, outro factor determinante foi a política de incentivos fiscais para expatriados, que permite um regime tributário mais favorável nos primeiros 10 anos de residência no país. «Este benefício foi um atractivo crucial para a BrainRocket, que pretende atrair talentos de diversas partes do mundo. Além disso, Portugal tem uma excelente localização geográfica, o que fortalece sua posição como um hub tecnológico global», reflecte.

CRESCIMENTO E EXPANSÃO

O primeiro escritório da BrainRocket em Portugal foi inaugurado como um teste para avaliar o mercado e as condições operacionais. Com o sucesso alcançado, a empresa já está a expandir as suas instalações, passando de um espaço inicial de 700m2, onde se encontram actualmente, para um novo escritório de 2.500m2 no mesmo edifício, no Lagoas Park, um dos principais polos empresariais da região. «O objectivo deste novo espaço é transformá-lo num hub internacional de tecnologia, onde profissionais de diferentes nacionalidades possam colaborar e desenvolver soluções inovadoras», assume o Head do escritório de Portugal e Business Development Manager da BrainRocket. «Na BrainRocket, acreditamos numa abordagem office-first e incentivamos à criação de um ambiente em que as equipas possam colaborar, trocar ideias e construir uma cultura de empresa forte». A empresa deseja criar um ambiente de trabalho multicultural, onde o inglês seja o idioma predominante, facilitando a comunicação entre as equipas internacionais e evitando que se gerem pequenos grupos isolados de colaboradores dos mesmos países.

Georgiy Makarov menciona, ainda, que a BrainRocket tem um forte foco na União Europeia e no Brasil como mercados de recrutamento, trazendo talentos altamente qualificados para fortalecer a equipa em Portugal. A diversidade é, aliás, vista como um factor chave para impulsionar a inovação e a criatividade dentro da empresa.

RECRUTAMENTO E CULTURA DA EMPRESA

Tal como o próprio nome indica, a BrainRocket procura duas características essenciais nos seus candidatos: inteligência (Brain) e energia (Rocket). «Queremos pessoas inteligentes, analíticas e estrategicamente orientadas. Mas inteligência por si só não é suficiente; precisamos também de pessoas com energia, determinação e um forte compromisso com os resultados», sublinha o responsável.

No entanto, encontrar os melhores talentos não é uma tarefa fácil. Os profissionais de IT mais qualificados geralmente possuem diversas ofertas de trabalho, o que exige que a BrainRocket se diferencie não apenas pelos desafios técnicos oferecidos, mas também pela qualidade do ambiente de trabalho e pelos benefícios proporcionados. É nesse sentido que a organização entende que a mudança para um novo país pode ser um processo desafiador para muitos profissionais e respectivas famílias. Por isso, oferecem um pacote de relocation muito abrangente, que inclui apoio no processo burocrático (vistos, autorizações de residência, documentação necessária); alojamento temporário para facilitar a transição; bilhetes de avião para o colaborador e família; seguro de saúde completo, garantindo assistência médica desde a chegada. «Queremos que os nossos colaboradores se sintam bem-vindos e seguros desde o primeiro dia», avança Georgiy Makarov. «A adaptação a um novo país envolve muitas variáveis, e o nosso objectivo é tornar essa transição o mais tranquila possível», complementa.

Apesar dos incentivos, mudar para um novo país envolve, também, questões culturais. Um dos principais desafios enfrentados pelos colaboradores internacionais da BrainRocket é o idioma. Embora o inglês seja amplamente utilizado dentro da empresa, a língua portuguesa ainda pode ser uma barreira em situações do dia-a-dia. Para prestar esse apoio aos nossos colaboradores, a empresa oferece aulas de português.

«Outro desafio comum é encontrar colaboradores que estejam prontos para prosperar num ambiente de ritmo extremamente acelerado—que pode não ser típico em muitas empresas e culturas empresariais. À medida que o negócio cresce rapidamente, os nossos projectos e equipa também crescem. Com mais de 300 vagas abertas na BrainRocket, precisamos de recrutar a um ritmo rápido, garantindo, ao mesmo tempo, um forte alinhamento cultural. Por isso, durante o processo de entrevista, enfatizamos sempre que trabalhar na BrainRocket não será uma jornada lenta ou calma—será dinâmica e de ritmo acelerado. No entanto, é exatamente isso que impulsiona o crescimento profissional e pessoal dos nossos colaboradores».

Para facilitar esta integração, a BrainRocket investe fortemente na cultura corporativa e na construção de um ambiente colaborativo, seja através de eventos sociais, desportivos e culturais, permitindo que os funcionários se conheçam melhor e criem conexões além do ambiente de trabalho. «Fazemos muitas acções sociais, como visitas a abrigos de animais e eventos de caridade. Também organizamos torneios desportivos e festas para os funcionários e famílias. Estes eventos não são apenas para lazer – eles ajudam a criar um espírito de equipa e fortalecem a colaboração entre diferentes departamentos», explica.

Outra iniciativa que apoia a integração profissional e o recrutamento é a BroAcademy, um projecto educativo da BrainRocket concebido para introduzir a área de TI a um público mais vasto, incluindo aqueles sem experiência prévia. Após concluir os cursos, os graduados adquirem conhecimentos práticos que os tornam mais competitivos no mercado de trabalho, e alguns são convidados a integrar a BrainRocket.

A academia já provou ser bem-sucedida no Chipre, onde ajudou pessoas a fazer a transição para a área de TI. Agora, a empresa considera trazer este modelo para Portugal. «Já realizámos vários cursos no Chipre, e alguns participantes tornaram-se, posteriormente, os nossos colaboradores», acrescenta Georgy.

UMA QUESTÃO DE DIVERSIDADE

Com mais de 10 nacionalidades já representadas na equipa do escritório em Portugal, a BrainRocket reforça a importância da diversidade. Georgiy Makarov partilha um caso curioso sobre diferenças culturais na comunicação entre colaboradores vindos de vários pontos do mundo: «Alguns candidatos brasileiros referem que alguns dos nossos recrutadores da Europa de Leste parecem ser mais sérios ou reservados durante as entrevistas, pois não sorriem tanto» observa. «É apenas uma diferença cultural. Em algumas regiões, uma expressão facial neutra é comum em ambientes profissionais, enquanto no Brasil, a comunicação tende a ser mais expressiva e calorosa».

Para ajudar os colaboradores a compreender melhor essas diferenças e para garantir um ambiente de trabalho mais harmonioso e respeitoso, a BrainRocket promove workshops interculturais, encontros informais e outras actividades que estimulem a interacção entre colegas, que depois cooperam para um ambiente entre equipas mais eficiente e produtivo.

Se por um lado a gastronomia portuguesa teve uma adaptação muito fácil para a equipa internacional, pois «todos adoram a comida local», o ritmo de trabalho por sua vez pode parecer um pouco mais desacelerado para quem vem de países onde a pressão por produtividade é extremamente alta. «O segredo é ajustar as expectativas e planear bem. Em Portugal, as coisas acontecem no tempo certo, e é importante compreender isso para manter um fluxo de trabalho eficaz», conclui.

A BrainRocket chegou a Portugal com grandes ambições e demonstra já um crescimento acelerado. Com um forte compromisso com a inovação, diversidade e qualidade de vida no trabalho, a empresa pretende posicionar-se como um dos novos polos tecnológicos internacionais. Com uma abordagem centrada nas pessoas e na colaboração global, o futuro da BrainRocket em Portugal está apenas a começar.

Este artigo faz parte da edição de Março (n.º 228) da Executive Digest.