Agora é a sério: atirar beatas para o chão pode custar até 250 euros

A partir de agora entram em vigor as multas para todos aqueles que atirarem beatas de cigarros ao chão, seguindo uma lei de 3 de Setembro de 2019, que só será efectivamente aplicada este ano. O valor das coimas varia entre os 25 euros e os 250 euros.

Mas se pensa que só os fumadores serão punidos está enganado. Também os proprietários de restaurantes, cafés e outros estabelecimentos, que não disponibilizem cinzeiros para os clientes poderão ter de pagar multas ainda mais caras, entre os 250 euros e os 1500 euros.

O mesmo acontece com as empresas responsáveis pelos transportes públicos, que são obrigadas a colocar cinzeiros em todas as paragens e zonas de embarque, precisamente para evitar que as beata dos cigarros se acumulem no chão.

Desta forma, a lei, com as respectivas punições, vai começar a ser implementada a partir do próximo dia 3 de Setembro, visando sobretudo reduzir ao máximo o «impacto das pontas de cigarros, charutos ou outros cigarros no meio ambiente».

Para garantir o cumprimento das regras estarão várias forças de segurança no terreno, nomeadamente a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica), mas também a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e ainda a Polícia Marítima.

pub

Comentários
Loading...