A Polícia Nacional espanhola deteve esta segunda-feira, em Ceuta, um jovem migrante não acompanhado, de 17 anos e origem magrebina, por suspeitas de ter abusado sexualmente de quatro crianças, dois rapazes e duas raparigas, com idades entre os 10 e os 11 anos.
Segundo avança o ‘El Mundo’, os alegados abusos terão ocorrido no interior do Centro Piniers, no bairro de El Príncipe, uma das estruturas utilizadas pela cidade autónoma para acolher menores migrantes após a entrada em massa registada na fronteira de Ceuta no final de julho.
A investigação está nas mãos da Unidade de Atendimento à Família e à Mulher (UFAM) da Polícia Nacional em Ceuta.
O caso tinha sido inicialmente avançado pelo jornal ABC, que apontava para três vítimas. No entanto, fontes consultadas pelo ‘El Mundo’ referem a existência de uma quarta criança que poderá ter sido vítima do jovem.
Polícia admite que possam existir mais vítimas
O número de menores alegadamente vítimas dos abusos ainda não está definitivamente estabelecido.
Fontes policiais citadas pelo ‘El Mundo’ admitem que possam existir outros casos, estando as autoridades a tentar determinar se o jovem terá abordado ou agredido sexualmente mais crianças durante as primeiras semanas após a chegada de milhares de migrantes a Ceuta.
Os alegados abusos terão ocorrido nas duas semanas seguintes aos acontecimentos de 30 e 31 de julho, quando cerca de 80 mil pessoas atravessaram a fronteira, segundo os números avançados pelo jornal espanhol.
A pressão migratória deixou, ainda de acordo com o ‘El Mundo’, quase nove mil migrantes alojados em condições muito difíceis na cidade autónoma e colocou sob forte pressão os meios de acolhimento e as forças de segurança.
Outros migrantes descobriram alegados abusos
O caso terá sido descoberto pelos próprios migrantes alojados no centro.
Segundo fontes policiais citadas pelo jornal, foram estes que denunciaram a situação às autoridades. Antes da chegada dos agentes, o jovem suspeito terá sido agredido por outros migrantes.
A Polícia Nacional acabou por detê-lo durante a tarde desta segunda-feira.
O caso surge num momento em que o sistema judicial de Ceuta enfrenta uma forte pressão devido ao aumento de processos registado nas últimas semanas.
O Conselho Geral do Poder Judicial espanhol pediu reforços para os tribunais de violência sobre a mulher da cidade autónoma, enquanto o Ministério Público também se pronunciou sobre o crescimento do número de processos.
A investigação aos alegados abusos continua agora a cargo da UFAM, com as autoridades a procurarem determinar quantas crianças terão sido efetivamente vítimas.
















