Sánchez enfrenta hoje o Congresso espanhol sob pressão pela gestão da crise migratória em Ceuta

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, comparece esta quinta-feira no Congresso dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre a gestão da crise migratória que atingiu Ceuta no início de agosto.

Pedro Zagacho Gonçalves

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, comparece esta quinta-feira no Congresso dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre a gestão da crise migratória que atingiu Ceuta no início de agosto. Mais de um mês depois de dezenas de milhares de pessoas terem entrado na cidade autónoma e de Sánchez se ter deslocado ao território, o chefe do Governo espanhol enfrenta uma sessão parlamentar marcada por críticas que já não partem apenas da direita. O papel de Marrocos, a informação que estava na posse do Centro Nacional de Inteligência (CNI), a eventual deslocação do rei Felipe VI a Ceuta e Melilla e a situação dos migrantes que permanecem na cidade estarão entre os principais temas que deverão dominar o debate.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

A audição acontece depois de nove ministros do Governo terem sido chamados a prestar esclarecimentos nas respetivas comissões parlamentares e depois de Sánchez ter apresentado, numa entrevista à Cadena SER na segunda-feira, algumas das posições que deverá agora defender perante os deputados. O Executivo procura apresentar uma explicação assente num “relato de factos ordenados”, garantir que será “transparente com toda a informação” disponível e “desmentir todo o tipo de bulos”, sobretudo aqueles que, segundo Moncloa, têm sido difundidos pela direita política e mediática. Ao mesmo tempo, o Governo chega ao debate depois de aprovar esta terça-feira um Real Decreto-lei com medidas urgentes que mobiliza 309 milhões de euros até ao final de 2026 para Ceuta, uma iniciativa que pretende transmitir, segundo o Executivo, confiança e tranquilidade à cidade autónoma.

A posição de Sánchez será particularmente escrutinada no que diz respeito ao papel de Marrocos. A responsabilidade do país vizinho pela crise tem sido uma das questões mais controversas das últimas semanas, com críticas vindas tanto da oposição de direita como de setores da esquerda parlamentar, incluindo o próprio Sumar, parceiro de coligação do Governo. O Executivo espanhol tem rejeitado qualquer acusação contra Marrocos e considera que as suspeitas sobre uma eventual participação marroquina são “teorias da conspiração” que não estão sustentadas por factos. Sánchez tem, pelo contrário, destacado a colaboração “instantânea” das autoridades marroquinas durante a crise e insiste que os acontecimentos deste ano não podem ser comparados com a crise de 2021, quando a entrada de migrantes em Ceuta esteve relacionada com o conflito do Sara Ocidental e com o acolhimento em Espanha do líder da Frente Polisário, Brahim Gali.

A defesa de Marrocos, contudo, provocou incómodo dentro da própria esquerda. Ione Belarra, secretária-geral do Podemos, acusou esta terça-feira Sánchez de “tratar as pessoas como tontas” e exigiu explicações sobre as razões que levaram o Governo a afastar qualquer responsabilidade de Marrocos. “Que nos explique se é que tem medo, se é que Marrocos nos está a ameaçar com alguma coisa e com o quê”, afirmou a líder do Podemos. A polémica tornou evidente o isolamento dos socialistas na defesa da posição adotada relativamente ao reino marroquino, depois de vários ministros terem passado pelo Congresso para responder às perguntas dos deputados.

Do lado do Governo, a reação às críticas tem sido dura. O ministro Félix Bolaños chegou a pedir aos deputados que não “faltassem ao respeito” ao reino marroquino, enquanto Moncloa mantém que não existem elementos concretos que sustentem as acusações dirigidas a Rabat. O Executivo recorda ainda a cooperação demonstrada pelas autoridades marroquinas durante a crise e procura afastar qualquer paralelismo direto com os acontecimentos de 2021, numa tentativa de evitar que a atual situação seja interpretada como uma repetição daquele episódio diplomático.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

Desinformação e alegadas operações de desestabilização
Outro dos argumentos que o Governo espanhol tem utilizado para explicar a dimensão da crise está relacionado com a circulação de desinformação nas redes sociais. A tese do Executivo é que a difusão de determinados conteúdos terá contribuído para mobilizar e orientar a entrada massiva de migrantes em Ceuta. Paralelamente, Madrid tem apontado para a atuação de agentes ligados à Rússia e a Israel nas plataformas digitais, alegadamente com o objetivo de explorar a situação para desestabilizar o Governo espanhol e, mais amplamente, a Europa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, José Manuel Albares, afirmou na sexta-feira que existem relatórios que sustentam esta atuação. Questionadas sobre a natureza desses documentos, fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros explicaram que os dados utilizados pelo Governo resultam de “relatórios internos” produzidos pelo próprio Ministério, de análises realizadas por verificadores independentes e de trabalhos da Comissão Europeia, com a qual existe uma colaboração regular nesta matéria. As mesmas fontes não apresentaram, contudo, mais detalhes sobre os relatórios.

A ministra porta-voz do Governo, Elma Saiz, voltou a defender esta hipótese na terça-feira e lançou um desafio direto ao Partido Popular. “O PP tem de escolher se está do lado desses valores europeus ou do lado daqueles que querem fraturar, ampliando boatos e desinformação de forma absolutamente irresponsável”, afirmou Saiz. A referência surge num contexto em que Moscovo já exigiu a Espanha provas sobre a alegada participação russa na crise de Ceuta.

Moncloa recorda, neste âmbito, que um porta-voz da Comissão Europeia afirmou publicamente, a 6 de agosto, ter observado “a presença de canais de informação e manipulação, particularmente de origem russa, que têm incentivado a agir em várias plataformas online desde 30 de julho”. Para o Executivo espanhol, este elemento reforça a necessidade de separar os factos comprovados das narrativas que considera falsas ou manipuladoras.

A polémica sobre o que sabia o CNI
A informação que estava na posse dos serviços secretos espanhóis antes da entrada massiva de migrantes será outro dos assuntos centrais da audição de Sánchez. A questão provocou divergências públicas entre o ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, e a ministra da Defesa, Margarita Robles, nomeadamente sobre aquilo que o Centro Nacional de Inteligência sabia ou não sabia sobre o que estava prestes a acontecer em Ceuta.

Continue a ler após a publicidade

Sánchez e outros membros do Governo têm negado repetidamente que existissem relatórios do CNI que alertassem para a dimensão da operação migratória que se aproximava. A posição de Robles sobre o conhecimento prévio dos serviços de informações alimentou, por isso, pedidos de esclarecimento e de desclassificação de documentação por parte de vários grupos parlamentares. Perante essa pressão, fontes de Moncloa procuraram encerrar o assunto na semana passada com uma frase particularmente direta: “Não se pode desclassificar o que não existe.”

A questão poderá ganhar novo protagonismo esta quinta-feira, uma vez que Sánchez terá de explicar perante o Congresso a cronologia dos acontecimentos e a informação disponível às diferentes estruturas do Estado antes e durante a crise. O debate sobre o CNI cruza-se assim com outra das principais exigências da oposição: determinar se o Governo tinha conhecimento antecipado do risco e, em caso afirmativo, que medidas foram tomadas antes da entrada em massa de pessoas na cidade autónoma.

A eventual visita de Felipe VI a Ceuta
A possível visita do rei Felipe VI a Ceuta e Melilla é outro dos temas que deverá chegar ao plenário do Congresso. Sánchez anunciou na segunda-feira que o monarca irá visitar as duas cidades autónomas, considerando que existem “razões e argumentos” para que tal aconteça. A deslocação, porém, ainda não tem data marcada e deverá ocorrer apenas “quando estiverem reunidas as condições” necessárias.

Felipe VI nunca visitou Ceuta ou Melilla enquanto rei. A última visita de um monarca espanhol a estas cidades ocorreu em 2007, quando Juan Carlos I se deslocou aos dois territórios. A viagem provocou então uma reação diplomática de Marrocos, que retirou o seu embaixador de Espanha.

A possibilidade de uma nova visita real tornou-se especialmente polémica esta semana, sobretudo depois das declarações de Sánchez. O Partido Popular, liderado por Alberto Núñez Feijóo, acusou o primeiro-ministro de tentar desviar a atenção das responsabilidades do Governo através da figura do rei. Ester Muñoz, porta-voz parlamentar dos populares, afirmou que “Pedro Sánchez vai utilizar o que for preciso e quem for preciso para não assumir qualquer responsabilidade”. A dirigente do PP acrescentou que, “se tiver de utilizar o rei e a instituição da Chefia do Estado, fá-lo, porque não tem qualquer limite”.

Continue a ler após a publicidade

O Governo rejeita esta interpretação e nega que Sánchez tenha dirigido qualquer crítica a Felipe VI. Para Moncloa, a referência à futura visita do rei insere-se na necessidade de reforçar a presença institucional do Estado nas duas cidades autónomas e não representa qualquer tentativa de transferir responsabilidades para a Chefia do Estado.

Com estes vários focos de tensão em aberto, Sánchez chega esta quinta-feira ao Congresso depois de semanas de explicações parcelares dadas por ministros, entrevistas e acusações cruzadas. A audição deverá permitir ao chefe do Governo espanhol apresentar uma narrativa global sobre a crise de Ceuta, desde o papel atribuído a Marrocos e a atuação dos serviços de informações até à desinformação nas redes sociais, à gestão das pessoas que permanecem na cidade e à eventual visita de Felipe VI. Para Moncloa, o objetivo passa por colocar os acontecimentos numa sequência factual, esclarecer as dúvidas dos deputados e combater aquilo que considera serem informações falsas; para a oposição e setores da esquerda, será sobretudo uma oportunidade para exigir respostas sobre decisões e informações que continuam a gerar controvérsia.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.