Swatch compra marca de jóias Harry Winston

harry-winston-photo7A empresa suíça vai pagar até mil milhões de dólares (perto de 750 milhões de euros) pela marca Harry Winston, incluindo os negócios de jóias e relógios.

Os 535 colaboradores e a unidade de produção em Geneva passam assim para a Swatch. «Estamos orgulhos e felizes por receber a Harry Winston família Swatch Group – os diamantes ainda são os melhores amigos de uma mulher», disse a presidente da empresa, Nayla Hayek.

A Harry Winston foi fundada em 1932 e, em 2006, foi comprada pelo grupo de exploração de diamantes canadiano Aber Corporation, dando origem à Harry Winston Diamond Corp. No ano seguinte, esta empresa entrou na bolsa de Nova Iorque.

A operação exclui as operações de extracção mineral, que consistem numa participação de 40% na maior mina de diamantes do Canadá, a Diavik, operada pela Rio Tinto.

O mercado internacional de jóias de diamante está avaliado em 60 mil milhões de dólares e encontra-se em crescimento. A Índia e a China são países com elevado potencial e este último poderá tornar-se mesmo o maior mercado global de luxo até 2016.

Apesar de ainda carecer de aprovação, a compra da Harry Winston permitirá à Swatch rivalizar com a Cartier, detida pela Richemont, no segmento das jóias de luxo.

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