O Whatsapp vai mudar por completo: veja como vai ficar a nova versão
A aplicação de mensagens instantâneas mais popular do mundo, o WhatsApp, apresenta esta sexta-feira uma versão reformulada da app, na qual se podem ver algumas das novas funções que foram lançadas nos últimos meses, além de mudanças para elementos como a barra de navegação ou o menu de arquivo.
A empresa garante que nesta reformulação levou em consideração a memória muscular dos utilizadores ao introduzir estas mudanças para tentar não atrapalhar a sua experiência: para tal, tentaram manter as diferentes ferramentas disponíveis para gerir a app de forma simples e rápida.
Segundo a Meta – empresa mãe do Facebook, Instagram e WhatsApp -, essas mudanças são para que o WhatsApp se “sinta fresco e moderno sem alterar a sua funcionalidade principal”: entre as principais novidades, segundo a publicação espanhola ‘El Economista’, está uma nova paleta de cores alinhada com o icónico verde do serviço, assim como uma maior presença de cores neutras.
Além da renovação do modo escuro com “maior contraste e tons mais profundos para reduzir a fadiga ocular”, também os ícones das diferentes abas do app (Chats, Notícias, Status e Chamadas) também receberam uma atualização, modernizando esses elementos.
Para os telemóveis Android há outras mudanças, tendo sido movida a barra de pesquisa para a parte inferior do écrã, o que permite que as abas da sua tela principal para que fiquem mais próximas dos dedos e, portanto, mais acessível para os utilizadores.
Ao mesmo tempo, essa mudança facilita o acesso aos filtros de chat na parte superior, com novas opções: filtros de grupo e não lidos. Por outro lado, na versão do WhatsApp para iOS, foi introduzido um novo design de anexo, com bandeja expansível que permite ver com mais clareza as funções no envio de arquivos multimédia, pesquisas e documentos, entre outras opções.