IVA Zero: Portal da Queixa regista centenas de reclamações

Acumulam-se as reclamações dos consumidores portugueses sobre os preços dos 46 produtos alimentares que integram o cabaz do IVA zero, segundo revelou esta quarta-feira o ‘Portal da Queixa’: isto porque os produtos em questão não refletem ainda a descida esperada pelos portugueses. Em vigor há um mês, a medida já trouxe, à luz de estudos efetuados, uma redução do custo do cabaz mas também um agravamento.

Os consumidores não estão convencidos e no ‘Portal da Queixa’ as reclamações avolumaram-se no último mês. Pastelarias, Cafetarias e Hipermercados são as duas categorias mais reclamadas. O pão e a carne são os produtos mais invocados nas queixas.

A insatisfação dos consumidores não se fez esperar: entre os dias 18 de abril e 15 de maio, foram registadas mais de duas centenas de reclamações relacionadas com o aumento dos preços e com a implementação da medida do IVA zero, verificando-se um crescimento de 107% no número de queixas, se compararmos com o mesmo período homólogo, onde as denúncias sobre a prática de preços geraram apenas 95 queixas.

De acordo com a análise do ‘Portal da Queixa’, as centenas de ocorrências registadas na plataforma referentes ao aumento dos preços e do custo de vida reportam como principais motivos de reclamação: as alegadas irregularidades das lojas face ao preço praticado sem IVA e a não perceção dos consumidores relativamente à diferença de valor do produto com IVA zero.

Os dados analisados aferiram que as duas categorias com maior número de reclamações, no período em análise, foram as Pastelarias e Cafeterias e os Hipermercados. Já os produtos mais mencionados nas queixas como não tendo variação no seu preço final foram o pão e a carne.

De referir que são inúmeras as reclamações no Portal da Queixa que reportam o mesmo preço aplicado ao produto – antes e após o IVA 0%.

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