Jaguar F-Type realiza teste de activação do pára-quedas de Bloodhound

Jaguar_Bloodhound_Parachute_Test_Image_120615_01
O Jaguar F-Type realizou um teste de activação do pára-quedas do projecto britânico Bloodhound na tentativa de atingir o recorde mundial de velocidade sobre o solo.
Para o efeito, a Jaguar disponibiliza o seu motor sobrealimentado 5.0 V8 de 550 cv para alimentar a bomba de oxidante do motor de foguetão.
Detentor do recorde, Andy Green, realizou provas essenciais de activação do pára-quedas a alta velocidade como parte do apoio técnico contínuo para conceber um veículo capaz de percorrer 1,6 km em apenas 3,6 segundos.
O veículo é impulsionado por um motor de foguetão associado a um motor a jacto e pretende bater o recorde de 1.227,98 km/h antes de tentar atingir os 1.610 km/h, que equivalem a 1000 milhas por hora. Incorpora múltiplos sistemas de travagem, incluindo travões aerodinâmicos (‘portas’ montadas nas laterais do veículo que se abrem para aumentar a resistência aerodinâmica) e travões de disco (que são utilizados para reduzir a velocidade abaixo de 322 km/h). Em complemento, o piloto dispõe de dois pára-quedas de reserva para ter a certeza de que o veículo, com uma potência de 135.000 thp (turbo de alta pressão), irá reduzir a velocidade antes de chegar ao final da pista de 19,3 km situada em Hakskeen Pan, África do Sul.
Green abriu o pára-quedas utilizando um botão instalado no habitáculo, submetendo instantaneamente o F-Type a uma força de travagem equivalente a uma tonelada.
Este é o segundo teste realizado pela Jaguar para o projecto após a realização, no ano passado, de um teste de comunicações com um F-Type R Coupé 4×4 na África do Sul.