5 dicas para conduzir em segurança com frio

Seguem-se alguns conselhos a ter em conta para um melhor conforto e segurança quando se circula com temperaturas baixas:

1 – Como desembaciar os vidros: é a diferença entre a temperatura baixa no exterior e mais elevada no habitáculo que provoca o embaciamento dos vidros.

“Quando ficamos nesta situação devemos aumentar a temperatura do ar condicionado ao máximo e dirigir o fluxo do ar para o para-brisas e para os vidros”, explica María García, engenheira no Departamento de Desenvolvimento e Aerodinâmica da SEAT. Sistemas como o Defrost Max, que estão presentes em modelos como o SEAT Ateca, permitem acelerar este processo.

2 – Encasacados ao volante: luvas, casacos e cachecóis limitam os movimentos e, por isso, reduzem a segurança na condução.

“As luvas são recomendáveis apenas em casos excecionais quando as temperaturas baixas reduzem a sensibilidade das mãos”, esclarece a especialista.

3 – Bancos aquecidos: são a solução para aquecermos mais rapidamente. Este equipamento garante calor de forma uniforme e em apenas três minutos.

“Devem ser ligados logo que entramos no carro, e a temperatura deve ser ajustada consoante aquecemos, devendo evitar-se uma utilização prolongada num nível elevado”, aconselha María García.

4 – A temperatura ideal para viajar: é de 21,5ºC e denomina-se como ‘temperatura de conforto’. A opção Auto da climatização serve exatamente para ajustar de forma automática a temperatura do habitáculo do nosso veículo.

“Ativando-a, consegue-se uma distribuição homogénea: metade do ar quente sai para os pés a cerca de 40º, arrefecendo consoante sobe até ao nível da cabeça, para nos mantermos mais atentos ao volante”, explica a engenheira. De facto, conduzir com calor elevado na parte superior do corpo pode provocar sonolência: “Circular com 35ºC é o equivalente a conduzir com uma taxa de alcoolemia de 0,5 G/L”, avisa.

5 – Calor sem custos adicionais: o aquecimento não gasta combustível nem água adicional. Isto porque “é a água quente do motor que é utilizada na climatização, regressando ao motor a uma temperatura mais baixa, razão pela qual até se torna benéfico para o radiador do motor esta circulação”.

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