Roblox: O jogo gratuito que já vale mais de 35 mil milhões de euros
A Roblox Corporation, autora da famosa plataforma Roblox estreou-se há exatamente dois meses na bolsa de Nova Iorque, tendo chegado aos 57 euros por ação, com uma avaliação total de 37 mil milhões de euros. Hoje, a empresa mantém a tendência de crescimento e às 14h de Lisboa cada ação estava a negociar perto dos 55 euros, colocando a companhia com uma capitalização bolsista superior a 35 mil milhões de euros.
A produtora de jogos foi fundada em 2004, mas o volume de negócios só começou a crescer de forma exponencial em 2006, data de nascimento da “galinha dos ovos de ouro” da empresa, o Roblox.
O Roblox é uma espécie de plataforma online completamente gratuita, disponível em Xbox One, PC, Android e iOS e onde os jogadores podem escolher determinados jogos, ou até mesmo criar os seus próprios e em recebem uma compensação financeira, através de robux, uma moeda virtual e interna do jogo, convertível em dinheiro.
Além da criação de jogos, os utilizadores podem ganhar dinheiro através da venda de determinados itens, como roupas e ferramentas, por via do consentimento da publicação de anúncios, ou no caso dos subscritores mais antigos, de uma assinatura premium, através da qual se podem ganhar determinados roluxs.
A Roblox Corporation fechou 2020 com uma faturação superior a 760 milhões de euros, um crescimento de 82% face ao ano anterior, e com cerca de 120 milhões de utilizadores. Para 2021, a imprensa internacional financeira espera que a empresa consiga um aumento de 60% nas vendas, podendo ultrapassar o patamar de um milhar de milhão de euros
Se tal acontecer, a empresa ficará cada vez mais perto do valor de aquisição do seu adversário mais próximo, os estúdios Mojang, criadores do “Minecraft”, comprados em 2014 pela Microsoft por cerca de 2 mil milhões de euros.