Papa permite maior participação das mulheres na Igreja

O Papa Francisco, em mais um passo em direção a uma maior igualdade para as mulheres na Igreja Católica Romana, mudou esta segunda-feira as regras para permitir que o sexo feminino aumente a sua participação.

Simone Silva

O Papa Francisco, em mais um passo em direção a uma maior igualdade para as mulheres na Igreja Católica Romana, mudou esta segunda-feira as regras para permitir que o sexo feminino aumente a sua participação, fazendo leituras em liturgias e distribuindo a comunhão, avança a ‘Reuters’.

Num decreto publicado hoje, o papa formalizou o que já vinha a confirmar-se há anos em muitos países desenvolvidos. Assim, ao introduzir a mudança no Código de Direito Canónico, será impossível para os bispos conservadores impedirem que as mulheres na sua diocese exerçam essas funções.



Ainda assim, o Vaticano sublinhou que esses papéis eram «essencialmente distintos do ministério ordenado», o que significa que não deveriam ser vistos como um precursor automático para que as mulheres um dia pudessem vir a ser padres.

«O Sumo Pontífice, portanto, estabeleceu que as mulheres podem aderir a esses ministérios, sendo atribuídas por uma função litúrgica que as institucionaliza», disse o Vaticano numa nota explicativa.

No decreto, denominado «Spiritus Domini» (O Espírito do Senhor), o Papa Francisco adiantou que tomou a sua decisão após reflexão teológica. Segundo Sua Santidade, muitos bispos de todo o mundo disseram que a mudança era necessária para responder às «necessidades dos tempos».

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.