O período é de crise mas há negócios que sofrem mais do que outros e há até casos de algumas empresas que conseguem prosperar. Serviços de entregas, tratamento de animais ao domicílio, reparação de electrodomésticos e equipamentos electrónicos e serviços de melhoria da habitação foram os mais procurados pelos portugueses durante o estado de emergência (22 de Março a 2 de Maio), de acordo com dados da Fixando.
A plataforma online de contratação de serviços registou um crescimento médio de 120% durante este período, com uma subida média estimada do valor total de transacções em pelo menos 75 mil euros face ao período homólogo de 2019. A procura e os novos modelos de negócio que surgiram com o isolamento influenciaram o valor, explica ainda a Fixando.
No caso das entregas, o valor médio de transacção passou de 18 euros no ano passado para 44 euros este ano, uma vez que o número de interessados neste serviço aumentou. O treino para cães, por outro lado, é um exempo de serviço que beneficiou de uma adaptação do modelo de negócio: em 2019, o valor médio por pack de aulas/transacção era 196 euros; este ano, baixa para 20 euros mas a transacção mais comum passa a ser referente a aulas unitárias e não a packs. Além disso, os treinos passam a ser dados via web.
No geral, os serviços relacionados com a casa aumentaram o nível médio de transacção, num total que chegou a pelo menos 875 mil euros via Fixando. No sentido inverso, os serviços relacionados com eventos verificaram uma quebra na ordem dos 90%, ou seja, perdas mínimas de 370 mil euros.
Desconfinamento muda as necessidades
Já em período de desconfinamento, a plataforma dá conta de um “crescimento exponencial na procura de serviços nos primeiros dias e que se tem vindo a manter até à data”. Agora, a procura vai para serviços que tinham sido adiados devido ao isolamento e, ainda, para soluções que evidenciam já uma mudança dos padrões de consumo. Os portugueses querem serviços que permitem aumentar o conforto do lar e melhorar a qualidade de vida.
A Fixando destaca os solicitadores (crescimento de 1100%) e o aconselhamento matrimonial (667%). No que diz respeito às categorias mais procuradas, Certificação Energética de Edifícios, Limpeza da Casa (serviço recorrente) e o Hotel para Cães.














