O Livro do Porquê

Judea Pearl, cientista da computação e estatístico galardoado com o Turing Award, e o matemático Dana Mackenzie mostram-nos até que ponto o entendimento da causalidade revoluciona a ciência e a inteligência artificial.

Causa e efeito são um dos elementos mais debatidos e mais difíceis de provar na ciência e na medicina. Este livro faz-nos pensar realmente sobre a causa e o efeito na medida em que eles se aplicam a questões do nosso tempo como: porque é que os cigarros fizeram parte da nossa vida durante anos e anos e nunca se demonstrou inequivocamente que causavam cancro ou doenças cardíacas?

Daniel Kahneman, vencedor do Prémio Nobel da Economia e autor do livro Pensar, Depressa e Devagar, também publicado pela Temas e Debates, questiona: «Alguma vez se interrogou acerca dos quebra-cabeças da correlação e da causalidade? Este livro maravilhoso apresenta respostas reveladoras e é uma leitura divertida.»

Um livro sobre a nova ciência da causa e do efeito, que nos faz pensar realmente sobre o assunto e na forma como se aplica a questões do nosso tempo.

«Correlação não é causalidade». Este mantra, entoado pelos cientistas ao longo de mais de um século, levou à proibição virtual do debate sobre a causalidade. Mas nos nossos dias esse tabu está morto. A revolução causal, incentivada por Judea Pearl e pelos seus colegas, veio pôr fim a um século de confusão e alicerçou a causalidade – o estudo acerca da causa e do efeito – sobre sólidas bases científicas. A obra de Pearl não nos ajuda apenas a saber se uma coisa é a causa de outra: permite-nos explorar o mundo que é e os mundos que poderiam ter sido. Mostra-nos a essência do pensamento humano e é crucial para saber o que é a inteligência artificial. Quem quiser compreender estes dois aspectos necessita de ler “O Livro do Porquê”.

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
WPP vende 60% da Kantar
Automonitor
Ensaio: Mercedes-AMG A 35 4MATIC – Genes desportivos