Xi Jinping visita a Hungria numa “mensagem clara” à UE de proximidade a Orbán

Depois de ter passado por França, o Presidente chinês Xi Jinping continua a visita pela Europa, seguindo hoje para a Hungria, e depois para a Sérvia.

A visita a Viktor Orbán acontece precisamente na quinta-feira, Dia da Europa, precisamente no 20º aniversário da adesão da Hungria ao bloco e, segundo vários analistas, será uma “mensagem clara” à União Europeia de cooperação entre os dois países.

A Hungria tem estado pronta para defender os interesses chineses ao nível político há quase uma década, tornando Budapeste um alvo atraente para os esforços diplomáticos e campanhas de influência chineses.

A chegada do Presidente Chinês Xi Jinping a Budapeste com uma delegação de cerca de 400 pessoas coincide com o 75º aniversário da restauração dos laços diplomáticos entre os dois países e pode ser um marco nas relações entre os dois países com importantes implicações globais, disse Gong Tao, embaixador da China na Hungria, a um grupo de jornalistas na semana passada na embaixada chinesa.

Xi iniciou este domingo a sua primeira visita à Europa em cinco anos em França, uma viagem em que partilhará posições sobre o desenvolvimento económico e o papel global do seu país com líderes de dois modelos políticos, um destes firmemente enraizado na União Europeia, representado em França, e outro mais próximo do ambiente russo e chinês, como a Hungria e a Sérvia.

*Com Lusa

Ler Mais