World of Volvo: marca sueca assinala 97 anos do lançamento do primeiro veículo com inauguração especial. Veja as fotos

Abre este domingo ao público um dos projetos mais esperados do ano, o World of Volvo, um centro de experiências inédito localizado no coração da cidade de Gotemburgo, na Suécia. A data pretende ainda assinalar os 97 anos de história da marca que a 14 de abril de 1927 lançou o seu primeiro veículo e dava início a um percurso memorável na indústria automóvel.

Concebido em torno do conceito sueco de “allemansrätten”, que se traduz no direito fundamental à partilha da natureza por todos os cidadãos, este edifício de cinco andares e 22.000 m² de área foi projetado pela Henning Larsen Architects com a visão de criar um edifício baseado na história da paisagem escandinava e da sua natureza envolvente.

O resultado é um edifício impactante, totalmente construído em madeira, que se assemelha a uma árvore gigante envolta em grandes janelas de vidro. Um marco para todos os que visitarem a cidade e um ponto de encontro incontornável para os residentes.

Alguns números – 2,8 toneladas de madeira proveniente do sul da Europa e da Suécia, 2.300 vigas de madeira e 2.700 placas de CLT (Cross Laminated Timber) compõem o novo World of Volvo.

Pensado para ser uma “plataforma” que une pessoas e ideias, o World of Volvo tem entrada gratuita, dois restaurantes e um conjunto de diversos espaços amplos e dinâmicos desenhados para acolher uma grande variedade de acontecimentos como exposições, concertos, conferências e experiências gastronómicas e outros eventos.

Tudo isto em torno de uma exposição permanente, com mais de 4.500 m² que desafia os visitantes a embarcarem numa viagem pela história da Volvo, do passado ao futuro. Veículos icónicos, histórias da vida e experiências interativas extraordinárias são algumas das atrações desta exposição centrada no ser humano e na sua visão para um futuro melhor.

“Para além das nossas exposições, a entrada no World of Volvo será gratuita. O edifício e o parque circundante estarão abertos a todos. O nosso objetivo é criar um lugar onde os residentes da cidade se possam encontrar e onde os estudantes consigam estudar num ambiente agradável. Acreditamos que será uma arena única que ajudará a elevar toda a cidade de Gotemburgo. Estamos muito orgulhosos desta iniciativa”, referiu Magnus Wrahme, CEO da World of Volvo.

O World of Volvo inclui ainda dois restaurantes com menus assinados pelo premiado chef de cozinha Stefan Karlsson e conceito gastronómico de Götaplatsgruppen, famoso restaurateur sueco encarregue de realçar o compromisso da Volvo para com a qualidade e a sustentabilidade, optando por ingredientes locais e sazonais. O Ceno Brasserie é um restaurante aberto ao público e Ceno On Top destina-se a convidados de conferências e grupos maiores.

“Este é um momento muito especial para nós com a inauguração do World of Volvo. Estamos ansiosos por ver os encontros que passarão a ter lugar entre os nossos visitantes e as diferentes partes da exposição. Esperamos e acreditamos que isto – o encontro entre pessoas, tecnologia e criatividade – seja algo verdadeiramente fora do comum”, reforçou Magnus Wrahme.

Este projeto é uma joint venture entre a Volvo Cars e o Volvo Group, que criaram um espaço único com várias tipologias se utilização, no coração da cidade onde se iniciou para a marca.

Ler Mais