Tráfego de voz e de dados móveis aproxima-se dos níveis pré-Covid. MEO e NOS lideram reclamações

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) anunciou, esta sexta-feira, que, na semana de 15 a 21 de Junho, o tráfego de dados aumentou 2% face à semana anterior.

Neste período, os dados fixos subiram 3% e os dados móveis caíram 7%. Comparando com a fase pré-Covid-19, o tráfego de dados deu um salto de aumento de 43%, com os dados fixos a crescerem 46% e os móveis só 1%.

Já o tráfego de voz recuperou as perdas da semana anterior, em que se verificaram dois feriados nacionais (Dia de Portugal e Dia do Corpo de Deus), e retomou a anterior tendência decrescente estando agora 13% acima do verificado no período anterior à crise.

O tráfego de dados fixos apresenta o maior desvio face ao período anterior à Covid-19, com um crescimento de +46%, e representa mais de 95% do total do tráfego de dados. Os dados móveis estão apenas 1% acima do verificado naquele período.

Os tráfegos de voz móvel e de voz fixa estão a aproximar-se dos valores anteriores à pandemia, De acordo com o regulador, encontram-se 12% e 15% acima do verificado naquele período, respectivamente. A voz móvel tem um peso de 89% no total do tráfego de voz.

Relativamente ao tráfego de encomendas, na semana de 15 a 21 de Junho, aumentou 48% face à semana anterior que teve apenas três dias úteis. O número de encomendas na semana em análise foi 23% superior ao da semana anterior à declaração de pandemia.

As encomendas nacionais cresceram 53%, enquanto aquelas enviadas para outros países e recebidas do exterior cresceram 50 e 28%, respectivamente. Todos os tipos de encomendas ficaram acima dos valores contabilizados na semana anterior à declaração de pandemia (semana de 2 a 8 de Março de 2020).

Por outro lado, na semana de 15 a 21 de Junho de 2020, foram registados 3246 testes nos acessos de Internet fixos residenciais, ligeiramente acima da semana anterior, valor que contrasta com os dois mil testes diários no período pré-pandemia.

No que toca aos acessos móveis, a redução reflectiu-se numa quebra do número de testes realizados (935 contra 1083 na semana anterior». Ainda assim, sublinha a Anacom, os testes aos acessos móveis está muito acima dos 368 testes por dia realizados antes da pandemia.

Lisboa e Porto foram os concelhos com o maior volume de testes, independentemente do período em análise. Foi também nestes concelhos que se verificou um aumento mais acentuado dos testes (+1064 em Lisboa e +428 no Porto) face ao período antes da pandemia.

Reclamações atingem número mais elevado desde o início da pandemia

Foram apresentadas 2232 reclamações sobre serviços de comunicações no livro de reclamações electrónico, Entre os dias 13 e 19 de Junho, isto é, mais 38% do que na semana anterior. Esta foi, aliás, a semana com mais reclamações desde o início da pandemia. O aumento foi de 72% no caso dos serviços postais, que representam 45% das reclamações totais.

Nas comunicações electrónicas, que representam 55% das reclamações totais, o aumento foi de 19%. Destaca-se, segundo o regulador, o aumento das reclamações contra a MEO (mais 24%) e contra a NOS (mais 22%), designadamente sobre a gestão de contratos pelos utilizadores, o cancelamento de serviços e avarias.

No sector postal, os CTT foram o operador mais reclamado neste período, representando 73% do total. As reclamações contra os CTT aumentaram 70% face à semana anterior, enquanto as relativas à DPD cresceram 110, devido a atrasos na entrega, extravio ou a falta de tentativa de entrega ao destinatário.

*Notícia actualizada com mais informação às 11:40

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