Hoje olhe para o céu: 50 mil pombos-correio vão voar 700 km na maior prova da Europa

A Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) vai realizar, este sábado, a Prova Nacional de Fundo Valência, um evento que vai ter cerca de 50 mil pombos-correio (há 47.675 inscritos) a atravessar a Península Ibérica, cobrindo uma distância de aproximadamente 700 quilómetros.

Em competição vão estar 14 associações distritais, 400 clubes e 8 mil columbófilos, de norte a sul do país, numa exibição notável de velocidade, resistência e habilidade.

Os pombos-correio saíram de Portugal na última quinta-feira, rumo a Valência (Espanha). A viagem é feita em 13 camiões TIR devidamente equipados e preparados para garantir o seu conforto e segurança. A chegada deu-se na tarde desta sexta-feira, onde, após um merecido período de descanso e recuperação, os cerca de 50 mil pombos serão soltos em simultâneo, ao nascer do dia,.

Depois da solta, os pombos-correio voarão rumo aos seus pombais, localizados em vários pontos de Portugal, em voos que podem durar 10 horas e distâncias que podem chegar aos 700 quilómetros. Por uma questão de igualdade e justiça, será anunciado um vencedor por distrito. Está é considerada a maior solta de pombos-correio da Europa.