Temperaturas sobem em força a partir de hoje e podem chegar aos 42 graus no fim de semana

Mais um fim de semana a começar, que para muitos coincide com o início das férias. Há, por isso, boas notícias: as temperaturas vão subir e o céu estará limpo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Bruno Café, meteorologista do IPMA, explica à Multinews que se esperam “dias em que vai predominar o céu pouco nublado ou limpo, mas na faixa costeira ocidental, em particular da parte da manhã, podem aparecer alguns períodos de maior nebulosidade, que podem persistir durante a tarde em certos locais”.

“A partir de hoje já temos uma subida da temperatura máxima, que será mais acentuada no sábado, dia em que começamos a ter uma rotação do vento para o quadrante leste, subindo a temperatura”, adianta.

Esta subida é sobretudo da máxima, estando já emitidos avisos amarelos de tempo, com “subidas de cinco a oito graus, em particular no interior Norte e Centro e depois de dois a quatro graus no restante território do continente”, refere.

“As temperaturas deverão manter-se assim nos dias seguintes, até ao início da semana”, indica Bruno Café, falando em máximas que “devem atingir valores entre os 40 e os 42 graus no interior dos vales do Douro e Tejo, no interior do Alentejo e no interior Norte e Centro”.

No restante território, segundo o especialista, “as máximas variam entre os 35 e os 40 graus, sendo que junto à faixa costeira os valores da máxima são consideravelmente mais baixos, a rondar os 25 e os 35 graus”.

Estas previsões seguem um comunicado emitido ontem pelo IPMA, que dava conta de uma “subida acentuada da temperatura no fim de semana no Continente, devido à rotação do vento para o quadrante leste nas primeiras horas de sábado, 30 de julho”.

“A temperatura mínima também irá subir, prevendo-se a ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima superior a 20 graus) entre os dias 30 de julho e 2 de agosto em grande parte do interior do território e sotavento algarvio”, acrescenta-se na mesma nota.

Contudo, para segunda-feira “há uma tendência de diminuição da temperatura máxima de 3 a 5 graus no Litoral Norte e Centro. O mesmo não se verifica no interior Norte e Centro, onde se prevê a ocorrência de uma onda de calor, desde este sábado até, pelo menos, ao final da próxima semana”.

Ler Mais