Rússia lança ataque de larga escala contra várias cidades ucranianas. Kiev, Lviv e Zaporíjia debaixo de fogo

Na madrugada desta quarta-feira, a Rússia realizou um ataque em larga escala contra a Ucrânia, atingindo cidades-chave como Kiev – pela primeira vez em 50 dias -, Lviv e Zaporíjia.

Segundo avança a agência France-Presse (AFP), os ataques envolveram um total de 50 mísseis e 20 drones, e visaram principalalmente infraestruturas energéticas em diversas regiões, incluindo Poltava, Kirovograd, Zaporijia, Lviv, Ivano-Frankivsk e Vinnytsia.

“O inimigo não desiste dos seus planos para privar os ucranianos de luz. Mais um ataque maciço à nossa indústria energética”, declarou o ministro ucraniano da Energia, Guerman Galushchenko, no Telegram, citado pela AFP.

Em consequência dos bombardeamentos, as autoridades ucranianas já registraram seis feridos até o momento.

A administração militar da capital ucraniana, Kiev, informou que bombardeiros russos Tu-95MS dispararam vários mísseis de cruzeiro contra a cidade, que permaneceu em alerta máximo durante três horas. No entanto, relatou que todos os mísseis foram abatidos atempadamente.

Este ataque, que marca uma escalada significativa nas hostilidades entre a Rússia e a Ucrânia, ocorre no âmbito a crescentes tensões na região, com o conflito entre os dois países já a arrastar-se há mais de dois anos, e sem fim à vista.

Ler Mais