Rei emérito Juan Carlos I prepara regresso definitivo a Espanha no outono

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos I, prepara o seu regresso definitivo a Espanha, segundo revelou esta quinta-feira o jornal ‘El País’: o ex-monarca terá comentado com amigos próximos que deseja uma vitória de Alberto Núñez Feijóo nas eleições gerais de 23 de julho para regressar a Espanha ainda este outono, com a ideia de residir numa das salas do Palácio da Zarzuela.

Para já, entre 26 de julho e 1 de agosto, o rei emérito vai deslocar-se a Sanxenxo para treinar alguns dias com a tripulação do seu barco, o ‘Bribón’, antes da competição que terá lugar lugar no final de agosto na Ilha de Wight, na Inglaterra, onde procura a revalidação do campeonato mundial na classe 6mR.

Alberto Núñez Feijóo, amigo de Juan Carlos I, já declarou em várias ocasiões a sua vontade que o rei emérito regresse a Espanha quando quiser, uma vez que é uma decisão exclusivamente dele e porque não tem qualquer processo na justiça. “Só digo que se o rei Juan Carlos I não tem pendências no nosso país, então é um cidadão que não pode ter menos direitos di que os outros. Cabe-lhe decidir, e à Casa Real, mas não a mim fazer preconceitos ou dar instruções.”

A justiça espanhola abriu três processos diferentes entre 2020 e 2021 para apurar possíveis irregularidades fiscais cometidas pelo rei emérito durante o seu reinado. Após quase dois anos de investigação, o Ministério Público descobriu inúmeras condutas irregulares de Juan Carlos I em relação às suas funções de contribuinte, que acabaram por ser arquivadas.