Prepare-se, vem aí a primeira batalha espacial da história. E estas são as duas empresas responsáveis

Os EUA estão prontos para dar um passo histórico na exploração espacial, enquanto se preparam para o que se pode tornar a primeira batalha espacial da história da humanidade. Com o objetivo de fortalecer a defesa dos seus satélites e demonstrar a sua capacidade de resposta perante ameaças externas, o país está a lançar uma série de manobras evasivas e defensivas, marcando uma mudança significativa na perceção do espaço como um teatro potencial de guerra.

As manobras, conduzidas pela recém-criada Força Espacial dos EUA, visam testar a capacidade das naves em executar movimentos defensivos perante possíveis ataques, bem como avaliar a eficácia dos satélites na autodefesa, explica o ‘La Vanguardia’.

Este movimento serve não só como um teste de capacidade técnica, mas também como um sinal claro para potenciais adversários de que os EUA estão prontos para proteger os seus interesses no espaço.

Duas empresas privadas, Rocket Lab e True Anomaly, foram selecionadas para colaborar com a Força Espacial nesta empreitada histórica. Enquanto a Rocket Lab é conhecida pela sua concorrência com a SpaceX de Elon Musk, a True Anomaly traz sua expertise em desenvolvimento de satélites para o projeto.

Sob o nome de código “Victus Haze”, a operação verá as duas empresas a simularem ataques entre si, com a True Anomaly a desempenhar o papel de agressor e a Rocket Lab a responder com manobras evasivas e táticas defensivas.

A crescente presença da China no espaço, incluindo os seus planos para estabelecer uma base lunar permanente, tem impulsionado os EUA a reforçarem as suas defesas espaciais. Enquanto anteriormente o espaço era considerado um domínio pacífico, tornou-se agora num campo de competição tanto científica quanto militar.

Ler Mais