José Sócrates multiplica heranças

A herança é transversal no núcleo de José Sócrates. Primeiro, José Sócrates herdou do avô cinco milhões de euros, que estavam guardados num cofre. Agora, é Sofia Fava, ex-mulher, e o seu actual marido, Manuel Costa Reis, que também iam comprar a Quinta das Margaridas, no Alentejo, com dinheiro herdado – mas mesmo assim precisaram de um aval, em dinheiro vivo de Santos Silva (750 mil euros), avança o Correio da Manhã.

“A única coisa que sabia é que quer a Sofia, quer o Manuel, estavam a tratar das heranças. O Manuel tinha uma herança do pai que pretendia resolver em tribunal, porque tinha um grande litígio com os irmãos. E ouvi dizer que ele tinha uma quinta enorme”, disse José Sócrates ao juiz, falando depois de um prédio que Fava herdara do ex-marido, além da herança do pai, avança a mesma fonte noticiosa.

O ex-primeiro ministro contou ainda no interrogatório, que o CM teve acesso, que soube que a ajuda do amigo se estendeu também à sua ex-mulher. “Mais tarde disseram-me que tinham pedido ao Carlos Santos Silva para ser avalista porque naquela altura era muito difícil conceder crédito bancário. (…) Foi no quadro da sua amizade e na sua relação profissional”, revelou.