Índia enfrenta vaga de monções: 49 pessoas morrem numa semana atingidas por relâmpagos

A época das monções chegou à Índia com uma série de relâmpagos a matar cerca de 49 pessoas esta semana, incluindo quatro criadores de gado da mesma família, avança o ‘Daily Mail’.

Segundo a mesma publicação, os quatro homens morreram durante uma única tempestade, após serem atingidos por um raio que os matou instantaneamente, enquanto se abrigavam sob árvores em Kaushambi, estado de Uttar Pradesh.

A temporada de monções na Índia vai de junho a setembro e o alto número de mortos obrigou o governo a emitir novas diretrizes sobre como as pessoas podem proteger-se durante uma tempestade.

“As pessoas estão a morrer mais por causa dos relâmpagos do que por incidentes relacionados com a chuva, embora este seja o momento em que a população  (normalmente) morre de cheias ou outros incidentes do género”, disse um porta-voz do governo, Shishir Singh.

O coronel Sanjay Srivastava, que trabalha com o Departamento Meteorológico da Índia, revelou que os raios mataram quase 750 pessoas em toda a Índia desde abril, incluindo 20 pessoas que morreram no estado de Bihar oriental nos últimos dois dias e 16 no estado de Madhya Pradesh, no centro da Índia, no início deste mês.

Mais de 200 pessoas morreram em fortes chuvas e deslizamentos de terra em estados indianos, incluindo Assam, Manipur, Tripura e Sikkim, enquanto 42 pessoas morreram no Bangladesh desde 17 de maio. Centenas de milhares de pessoas foram deslocadas na estação das monções.

Sunita Narain, diretora-geral do Centro de Ciência e Meio Ambiente, disse que o aquecimento global desempenha um papel crucial no número crescente de raios. Um aumento de um grau na temperatura faz subir os raios em 12 vezes.

Ler Mais