Greta Thunberg e outros ativistas climáticos bloqueiam entrada do Parlamento sueco

Um grupo de ativistas climáticos, incluindo Greta Thunberg, bloqueou esta segunda-feira a entrada do Parlamento sueco, defendendo reformas abrangentes para enfrentar os desastres climáticos.

Cerca de 40 ativistas seguravam cartazes no qual estava inscrito “Justiça Climática, Agora” enquanto se sentavam em frente a pelo menos duas entradas do Riksdagen, incluindo a porta principal. De acordo com os media suecos, foi necessário aos parlamentares usarem outras entradas na assembleia.

“O movimento pela justiça climática tem, durante décadas, repetido a mesma mensagem continuamente, como um disco quebrado, e sentimos que não estamos a ser ouvidos”, salientou Thunberg, em declarações à ‘Associated Press’.

Os manifestantes climáticos acusaram as empresas de combustíveis fósseis de abrandar deliberadamente a transição energética global para as energias renováveis, a fim de obter mais lucros.

Thunberg, de 21 anos, inspirou um movimento global de jovens que exige esforços mais fortes para combater as alterações climáticas, depois de realizar protestos semanais em frente ao Parlamento sueco a partir de 2018.

Ler Mais