Governo mantém medidas para Grande Lisboa. Mas a 15 de Setembro país passa todo ao estado de contingência

O Governo decidiu esta quinta-feira em Conselho de Ministros, que as medidas estabelecidas até aqui vão manter-se, contudo, todo o país estará em estado de contingência a partir de dia 15 de Setembro.

Assim, a quase totalidade de Portugal continental continuará em alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em contingência na próxima quinzena,  devido à evolução da pandemia da Covid-19.

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, referiu que «o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está capaz de responder a esta pandemia, o governo mantém a  capacidade de testar a população em níveis significativos, a percentagem de positivos é menor do que antes», pelo que as medidas vão manter-se na próxima quinzena.

«No entanto os números dos últimos dias mostram um aumento de casos, razão pela qual vamos estabelecer o estado de contingência a partir de 15 de Setembro», revelou em conferência de imprensa.

A responsável indica que vão retomar as reuniões do Infarmed no próximo dia 7 de Setembro, e «um dos temas fundamentais é precisamente o conjunto de medidas que precisamos de definir até dia 15», refere adiantando que para já, ainda não estão tomadas.

«Nesta quinzena (a partir de dia 1 de Setembro) funcionarão exactamente as mesmas medidas da quinzena anterior e só depois a situação muda para contingência (a 15 de Setembro)», sublinha.

Mariana Vieira da Silva explicou que o objectivo é preparar o país para o regresso às aulas e de muitos trabalhadores ao seu local de trabalho, depois de terem estado muitos meses em regime de teletrabalho devido à pandemia da Covid-19.

«Podemos agir sob a realidade reagindo sob o ponto de situação em que ela está, mas também podemos actuar preventivamente relativamente a uma mudança de contexto, que sabemos todos que existe», explica referindo-se ao regresso às aulas e ao trabalho dos portugueses, bem como à chegada do inverno.

Sem adiantar quais serão em concreto as medidas a ministra revela que «aquilo que temos em mente é um conjunto de novas regras a partir de 15 de Setembro». «É antecipar um conjunto de medidas que vamos discutir com os peritos nos próximos dias», acrescenta.

 

Ler Mais