Explicador: Porque está o mercado das criptomoedas novamente em baixa?

O mercado das criptomoedas está hoje em baixa, depois de a Reserva Federal norte-americana (Fed) ter dito que o próximo aumento das taxas de juro pode exceder o consenso de mercado, bem como por uma retração observada no mercado de ações.

“Os dados econômicos mais recentes foram mais fortes do que o esperado, o que sugere que o nível final das taxas de juros provavelmente será mais alto do que o previsto anteriormente”, disse Powell.

O consenso do mercado era anteriormente de um aumento de taxa de 25 pontos base, para a meta de 4,75% a 5,0%, mas essa estimativa pode mudar nas próximas duas semanas.

Depois do discurso do Presidente da Fed, Jerome Powel, o mercado cripto abalou, e os investidores receiam uma reversão de tendência, que se verificava positiva.

A Bitcoin (BTC) está a ser atualmente negociada a 21.642 dólares, de acordo com os dados do CoinMarketCap, um nível que para os investidores já se revela preocupante, visto que uma descida abaixo dos 22.000 pode desencadear uma queda consecutiva até à barreira de suporte dos 19.000 dólares.

Fonte: CoinMarketCap

Também na mesma situação está a Ether, que atualmente está a ser negociada a 1.535 dólares, e que tem um nível de suporte nos 1.450 dólares.

A volatilidade é um termo muito comum e presente no mercado das criptomoedas, principalmente antes de serem apresentados relatórios ou resultados dos bancos centrais.

No que respeita a ações, após as declarações de Powell o DOW e o S&P 500 caíram 1,18% e 1,08%. Agora, o futuro do desempenho de criptomoedas e ações está nas mãos do Fed.

A Bitcoin e o mercado das criptomoedas tiveram um forte início de 2023, com 64% dos investidores a atingirem a lucratividade, já que o preço da BTC atingiu os 25.300 dólares no dia 21 de fevereiro.

Ler Mais