Economia dos EUA criou 245 mil empregos em novembro

A economia norte-americana gerou 245 mil empregos durante o passado mês de novembro, somando assim o quinto mês seguido de diminuição de registos neste capítulo. E o número relativo a outubro foi mesmo revisto em baixa, passando de 638 mil para 610 mil novos postos de trabalho.

A imprensa dos Estados Unidos dá conta de mais um sintoma do estado depressivo da economia local em contexto de pandemia. Segundo o New York Times, a taxa de 6,7% de desemprego, uma descida face aos 6,9% verificados no mês de outubro, “não reflete por inteiro a perspetiva de crise laboral e social, uma vez que não inclui aqueles que perderam o trabalho e não estão em situação de procura ativa de um novo emprego”.

O diário acrescenta que, por comparação com o mês de fevereiro, neste momento há “mais 10 milhões de desempregados” cuja situação poderá tornar-se ainda mais desesperada, uma vez que o pacote de medidas de apoio urgente, aprovado na primavera, vai chegar ao fim nos últimos dias do ano sem que tenha havido iniciativas de novos apoios, quer às empresas, quer aos trabalhadores.