Covid-19: Numa primeira fase UE prevê vacinar 40% da população

A União Europeia (UE), Reino Unido e restantes parceiros do bloco concordaram com um um plano de vacinação contra a Covid-19, que prevê abranger pelo menos 40% da população, numa primeira fase, de acordo com a agência ‘Reuters’.

O objectivo da UE para a vacinação precoce é duas vezes mais elevado do que aquele estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que visa adquirir vacinas inicialmente para 20% da população mais vulnerável ​​do mundo, através de uma estratégia global.

A UE estima que a percentagem da sua população que necessita de vacinação inicial, caso seja desenvolvida uma vacina, seja de pelo menos 40%, reduzindo efectivamente a disponibilidade de possíveis doses para os países menos desenvolvidos.

Até ao momento, não existe uma vacina aprovada, excepto uma autorizada na Rússia ainda antes dos testes em larga escala. O fornecimento das vacinas potencialmente eficazes deve ser limitado durante um longo período de tempo, visto que as capacidades de produção também são limitadas.

«Somando todos os grupos de risco actualmente conhecidos (a vacina) vai abranger provavelmente 40% da população, dependendo da situação e demografia dos países», pode ler-se no documento, adoptado no final de Julho por especialistas de saúde do bloco e estados-membros.

O documento classifica como membros de «grupos prioritários» mais de 200 milhões da população da UE de um total de 450 milhões, incluindo pessoas com doenças crónicas, idosos e profissionais de saúde. Pessoas saudáveis ​​que trabalham em serviços públicos essenciais, como educação e transportes públicos, também estão incluídas no grupo prioritário.

Ler Mais