Covid-19. Há 4,8% casos positivos por cada teste, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta quinta-feira, em conferência de imprensa, após o Conselho de Ministros, que, desde o desconfinamento, «temos mantido um crescimento ligeiro», mas um quadro de estabilidade», comparando a evolução entre o crescimento do que teria sido a curva exponencial e o crescimento efectivo.

«Não era imaginável podermos avançar para o período de desconfinamento com um aumento da mobilidade das pessoas sem que isso implicasse um risco de contágio», fez notar, dizendo que o RT, o índice de transmissão, está a 1,08, comparável com outros países. «Nos períodos mais difíceis da pandemia, chegámos a ter RT de 2,41», mas, ao longo deste período, desde o início do confinamento, chegámos a ter 1,12 na semana de 18 de Junho, revelou.

Há 4,8% casos positivos por cada teste, diz Costa. «No dia em que iniciámos o desconfinamento [4 de Maio] tínhamos 11,4% dos casos positivos quando iniciamos o desconfinamento, há 15 dias tínhamos 4% de casos positivos e hoje estamos com 4,8%», adiantou.

Se compararmos o número de testes realizados por semana, excepto na semana dos feriados de Junho, Costa verificou que «houve sempre um nível de testagem muitíssimo elevado, com uma média de mais de 98 mil testes realizados por semana», o que compara com 76 mil testes por semana realizados antes do desconfinamento. «Não obstante o acréscimo de número de testes, temos mantido esta estabilidade essencial relativamente ao número de casos confirmados a nível nacional», disse o primeiro-ministro.

Quanto ao número de doentes internados, a tendência é «descendente»: de 968 pessoas internadas no início do desconfinamento passámos para mais de 400 ao dia de hoje. «Tivemos uma queda contínua até 7 de Junho e desde lá temos mantido um número estável.» O mesmo para os internados em cuidados intensivos, que desceram de 72 para 67.

Dos cerca de 40 mil casos confirmados nestes três meses, existem mais de 26 mil pessoas recuperadas, o que «se traduz numa redução muito significativa do número de doentes activos», que agora são 12.484.

O chefe do Governo reafirma que Portugal é o sexto país da União Europeia com o maior número de testes realizados por milhão de habitante. Neste momento, já ultrapassou a barreira de um milhão, contabilizou.

Neste momento, recorde-se que Portugal contabiliza, pelo menos, 1.549 vítimas mortais associadas ao novo coronavírus e 40.415 casos confirmados de infecção, mostram os dados do boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta quinta-feira. A DGS revela que a região de Lisboa e Vale do Tejo totaliza 17.767 casos de infecção.

*Notícia actualizada com mais informação às 17:56

Ler Mais